Esporte

Portugal x Bélgica ou Cristiano Ronaldo x Lukaku

Um duelo à parte, nos extremos do campo, marca um dos jogos mais esperados das oitavas de final da Eurocopa. Cristiano Ronaldo e Lukaku são as principais esperanças de gol no confronto da atual campeã Portugal contra uma das favoritas ao título, a Bélgica. A partida começa às 16h (de Brasília) deste domingo, no Estádio La Cartuja, em Sevilha.

Cristiano Ronaldo tem um nível de obstinação que às vezes parece até que ele foi programado por uma máquina. Na fase de grupos da Eurocopa, quebrou recordes em sequência: é o único a jogar cinco edições do torneio, o que mais venceu também, assumiu a artilharia isolada de todos os tempos da competição, com 14, e com os cinco que marcou até agora se tornou o maior goleador de seleções da história do futebol. Um “espelho” a ser seguido por seus colegas de equipe, como disse o treinador Fernando Santos, em entrevista coletiva na tarde de sábado passado:

– Obviamente que grandes jogadores são sempre referências, porque os jovens querem ser referências como eles. E isso é ótimo que assim seja. Cristiano Ronaldo não é uma unanimidade agora. Cristiano Ronaldo é uma referência para o futebol português e para os jovens desde que saiu da Madeira e começou a jogar na equipe principal do Sporting – disse Fernando Santos.

Para o jogo deste domingo, Cristiano tem um antagonista de porte invejável, Romelu Lukaku é a referência na área da Bélgica, que tem vários talentos prontos para dar uma assistência ao atacante. Na fase de grupos foram três gols em três jogos de um jogador que fica melhor a cada dia.

– Quando se referiam a Lewandowski e Benzema, sempre falavam de atacantes de “classe mundial”, enquanto eu era um bom atacante. Essa foi uma motivação extra para trabalhar e melhorar. Agora acho que estou na lista dos melhores atacantes – disse Lukaku.

Em 2021, a Internazionale de Lukaku foi campeã na Itália e encerrou uma hegemonia de 9 anos seguidos da Juventus, time de Cristiano Ronaldo. No jogo deste domingo, o duelo entre os dois será por uma vaga nas quartas de final da Eurocopa.

Além do protagonismo nesta edição da Eurocopa, os dois têm outra coisa em comum, a relação com o Brasil. Lukaku é fã declarado do país. Poliglota, aprendeu a falar português no convívio com outros jogadores do país e tem em Adriano Imperador, ex-jogador da Inter, um ídolo.

Cristiano Ronaldo tem negócios no Brasil e até parentes próximos. Sua irmã Kátia Aveiro, empresária e cantora, mora em Gramado e tem acompanhado a Eurocopa pela televisão no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *