Sociedade

Mariana Lima conta como abordou o assunto drogas com as filhas adolescentes

A série Onde Está Meu Coração, que tem como pano de fundo a dependência química, foi tema do Encontro desta quinta, 20/5. Disponível no Globoplay, a trama aborda uma triste realidade de várias famílias, que ficam devastadas diante da situação, mas não desistem dos entes queridos. A atriz Mariana Lima, intérprete de Sofia, mãe de Amanda (Letícia Colin), jovem médica que se envolve com as drogas, ouviu o depoimento da mãe de um dependente que está limpo há alguns anos.

“Estou emocionada, chorando aqui, é como seu eu estivesse lendo o roteiro da série. É uma doença devastadora, que atinge todas as classes sociais, que marginaliza e estigmatiza, que trata os dependentes químicos como criminosos. Por quê? Essa é uma discussão para se ter sempre”, pontuou a atriz, que vem recebendo mensagens de muitas mães, ressaltando a importância de uma rede de amor e afeto.

O psiquiatra Jairo Bouer destacou a importância das conversas entre as famílias, levar o tema a pré-adolescentes e adolescentes.

É muito importante tocar no assunto drogas, levar informação a pré-adolescentes e adolescentes, mostrar o quanto é perigoso. E a família precisa estar atenta e presente no dia a dia das crianças e adolescentes. Antecipar essa conversa não vai despertar o interesse“, explicou o médico.

Mãe de duas adolescentes, Mariana Lima comentou que em casa o assunto é abordado sempre que é trazido pelas meninas e que a série, assistida pelas filhas na companhia dos pais, serviu para uma rodada de conversas. Jairo falou ainda da necessidade de discutir o impacto das substâncias na vida dos dependentes, abordando desde as drogas mais leves às mais pesadas.

O uso da droga se impõe sobre o dependente, não é falta de caráter, ele é dominado pelo efeito daquela substância. Todos em volta sofrem e precisam de ajuda. A dependência química é uma doença crônica e a luta é diária“, ponderou o psiquiatra, que falou sobre as principais alterações no comportamento do doente: agitação permanente, relacionamentos conturbados, endividamento, mentiras e manipulação, queda de rendimento, isolamento e perda de interesses.

E como quinta é dia de #TBT do Encontro, Mariana Lima recordou um de seus trabalhos de maior destaque, a Liliana, da novela O Rei do Gado, na qual contracenou com Fábio Assunção, seu atual parceiro em Onde Está Meu Coração.

“Eu vim do teatro e a chegada à TV foi assustadora. Fui muito bem recebida pelo Fábio, ele cuidou de mim com muito carinho, e esse reencontro 25 anos depois foi especial. Nossa amizade nos ajudou muito”, disse a atriz, que ganhou um recado do amigo: “Fiquei muito feliz quando soube que a homenagem era para a Mariana, uma das pessoas mais inteligentes que conheço, que a trabalha com afeto. Ela tem uma inquietude profissional admirável e eu a parabenizo.”

Fonte: Gshow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *