Na última segunda-feira, o Timão divulgou um vídeo de Sylvinho no qual ele mandou um recado à Fiel torcida:
– Obrigado, torcedor corintiano, por todo o seu carinho e o seu apoio. Estou muito feliz de voltar ao clube no qual atuei como atleta, na comissão técnica e no qual vou atuar como treinador. Foram etapas diferentes e em todas elas havia algo em comum, que era a nossa marca, que era a garra e a raça. Nós somos assim. Essa é a nossa cara e a nossa alma. Um abraço a todos – disse o técnico no vídeo.
Sylvinho assistirá de um camarote da Neo Química Arena a partida entre Corinthians e River Plate-PAR, quarta-feira, às 21h30, pela Copa Sul-Americana – o Timão já está eliminado. A estreia dele à beira do campo será domingo, na primeira rodada do Brasileirão, contra o Atlético-GO, às 18h15, em Itaquera.
Aos 47 anos, Sylvinho terá sua segunda experiência como treinador. Na primeira, pelo Lyon, em 2019, ele comandou o clube francês por apenas 11 jogos antes de ser demitido.
Revelado na base do Timão, como jogador ele conquistou a Copa do Brasil de 1995, o Brasileirão de 1998 e o Paulistão de 1995, 1997 e 1999.
Em 2013, ele retornou ao clube para trabalhar como auxiliar técnico. Em 2016, assumiu a mesma função na seleção brasileira e chegou a ser anunciado como novo técnico da seleção olímpica, mas em seguida fechou com o Lyon.
Também em 2016, Sylvinho foi cotado para assumir o cargo de técnico do Corinthians na gestão de Roberto de Andrade, hoje diretor de futebol, mas optou por seguir na Europa para terminar cursos da Uefa. Na ocasião, ele trabalhava como auxiliar da Inter de Milão.
Ele também passou por Cruzeiro e Sport como auxiliar, curiosamente de Vagner Mancini, treinador demitido do Corinthians após a eliminação no Paulistão.
Sylvinho chega ao Timão junto do auxiliar Doriva, que já foi técnico de alguns clubes, como São Paulo e Vasco.