Resultado do Enem: Nordeste tem as mais altas notas de redação
O Nordeste é a região do Brasil, segundo Portal Nacional da Educação (PNE), com o maior número de redações com nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio, seguido pela região Sudeste que ficou em segundo lugar, seguidos pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.
Dentro do Nordeste, o Piauí é se destaca na participação dos alunos no ENEM. Em 2021 foram 81.875 inscritos e para este ano, 83.308 piauienses farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O estado também se destaca pelo baixo índice de abstenção. Em 2021, foi a menor do país, com 24,7%.
Consultor do Enem no Piauí, Felipe Gabriel, falou que o Governo do Estado tem uma preocupação especial com o exame, por ser a principal via de acesso ao ensino superior. “Nos últimos anos temos alto desempenho com a taxa de presença. Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2021, o Piauí foi o primeiro lugar do Brasil em presença”, disse, destacando o interesse dos alunos e o envolvimento e apoio das Gerências Regionais de Educação para que os alunos tenham maiores chances de aprovação.
Piauí aumentou em 20% a nota média da redação
Sobre o desempenho na redação, Felipe Gabriel falou que ao longo dos últimos anos, o Piauí aumentou em 20% a nota média de redação no estado e tem subido vertiginosamente. “O nosso objetivo é óbvio, sempre melhorar a nota da redação e ao mesmo tempo, não somente redação, mas focamos em outras áreas do conhecimento para obtenção de pontuação”, disse.
A redação é uma prioridade, mas a Seduc foca em outras áreas do conhecimento até porque há o peso para cursos escolhidos pelos alunos. “Estamos alinhando com professores, fazendo roda de conversas com informações em microdados e o Piauí vem trabalhando para melhorar o desempenho dos alunos”, disse, declarando que professores são capacitados ao máximo para maximizar as notas em todas as áreas e com olhar especial para redação.
Segundo Felipe Gabriel, o Piauí tem uma média de 5 mil a 6 mil alunos concluintes do Ensino Médio dentro da rede pública inscritos no Enem. “Quando pegamos as universidades públicas temos uma taxa de aprovação média de quase 60%”, disse, enfatizando que dos alunos que estão dentro das universidades públicas, no mínimo, tem no mínimo 59% de alunos oriundos da rede pública.
“Nesse número não contamos com alunos da rede pública que entraram na modalidade ampla concorrência”, disse.
Para o professor de Redação, Adriano Lobão, a leitura e a escrita, incluindo a leitura de mundo e a compreensão da própria realidade, são desafios constantes para o sistema educacional em qualquer região do país e do mundo.
“Nesse sentido, o desempenho e a desenvoltura de alunos piauienses em concursos e exames como o Enem demonstra o quanto a educação, em meio a tantos problemas sociais, políticos e econômicos, tem se mostrado como um essencial elemento para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente, humana e emancipada”, disse.