Cidade

Políticas de inclusão nas escolas municipais de Teresina são acompanhadas pela Semec

Semanalmente as técnicas da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec) visitam escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para acompanhar a execução das políticas de inclusão. Atualmente estudam nas unidades de ensino da capital aproximadamente 2 mil crianças com algum tipo de deficiência que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Em três dias da semana (terça, quarta e quinta-feira) nossa equipe vai até as escolas e CMEis para fazer o acompanhamento dos alunos com deficiência e saber das necessidades de recursos materiais, como carteiras e mesas adaptadas, por exemplo. Além disso, supervisiona o trabalho dos Auxiliares de Apoio à Inclusão, repassa orientações e recebe suas demandas”, explica a coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia.

A Semec disponibiliza aulas bilingues para surdos e vem desenvolvendo a formação de professores em uma perspectiva inclusiva, por meio de capacitações quinzenais, tanto para professores da sala de aula regular quanto para os que atuam no AEE. “Hoje também a nossa preocupação é em formar gestores, coordenadores pedagógicos e toda a comunidade escolar”, acrescenta Amanda Kárdia.

No atendimento especializado, os alunos com deficiência melhoram a coordenação motora, a atenção e a concentração por meio das ferramentas e jogos que são utilizados para desenvolver a aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *