PMT participa de encontro internacional sobre sustentabilidade urbana na América Latina
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag), vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), por determinação do prefeito Dr. Pessoa, esteve presente na 1ª Academia de Cidades UrbanShift para a América Latina e Caribe. O evento aconteceu em Buenos Aires e serviu para discutir assuntos pertinentes relacionados à sustentabilidade bem como para troca de experiências e ideias entre 49 gestores representantes de 25 cidades da Argentina, Brasil, Costa Rica, México, Paraguai e Peru.
A Academia de Cidades é uma série de treinamentos sobre planejamento urbano sustentável oferecido pela Plataforma Global UrbanShift – uma iniciativa parceira do projeto CITinova II, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e que oferece atividades globais para as cidades que se destacam pelo trabalho ligado à nova agenda urbana. No Brasil, a iniciativa é acompanhada pelo Programa da ONU Meio Ambiente, WRI Brasil e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o desenvolvimento de cidades verdes e prósperas.
“Recebi a missão de forma muito honrosa e estive representando a Prefeitura de Teresina no evento Academy City Shift das cidades latino-americanas que compõem o grupo GEF-7. Nesse contexto, Teresina se destaca pelos avanços no planejamento para se tornar mais resiliente, inclusive sendo referência para outras cidades, e poderá no médio prazo executar ações efetivas que irão afetar positivamente as condições gerais de bem-estar da sua população”, explicou Kárita Allen, secretária executiva de planejamento estratégico e gestão, da Prefeitura de Teresina.
A Academia de Cidades aconteceu em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina; com a Secretaria de Mudanças Climáticas como anfitriões do evento; e do GEF (GLOBAL ENVIRONMENT FACILITY) como financiador do UrbanShift. “Foi uma oportunidade para observar como estão outros centros urbanos da América Latina e também mostrar como estamos enquanto cidade. As discussões sobre sustentabilidade e o desenvolvimento consciente das nossas cidades tem que ser pautado cada vez mais e de forma ampla”, pontuou Karita Allen, secretária executiva.
O UrbanShift é um programa financiado pelo Global Environment Facility (GEF), em português Fundo Global para o Meio Ambiente, liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que apoia mais de 20 cidades na Ásia, África e América Latina no tocante ao desenvolvimento urbano sustentável.
“A Prefeitura trabalha com esse olhar voltado para a sustentabilidade e a partir do acordo firmado em 2019, a PMT, o Governo Federal e a ONU trabalharam juntos para a construção do plano de fortalecimento da gestão urbana de Teresina com a intenção de melhorar o funcionamento e integração da gestão no município. Essa parceria atua no processo de manutenção dos recursos hídricos e equilíbrio do ecossistema com a finalidade de ter um melhoramento no desempenho econômico, chamada de Ações para a Resiliência e Sustentabilidade, que possui o suporte do Programa Global de Cidades Resilientes. Assim, o município implementará a Ferramenta de Perfis de Cidades Resilientes ”, conclui Kárita.