DestaquePolítica

PMT vai à Câmara Municipal discutir aplicação de recursos no município

 

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Governo, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, esteve em diálogo com os vereadores de Teresina nesta quarta-feira (16), para esclarecer a aplicação dos recursos oriundos da operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor total de R$ 500.000.000,00 (Quinhentos milhões de reais). O pacote de obras será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”.

A audiência pública ocorreu no plenário vereador José Omatti e foi presidida pelo vereador Aluísio Sampaio e contou com a participação de outros parlamentares. Além disso, esteve representando o município os Secretários João Henrique Sousa e André Lopes, gestores das pastas de planejamento e governo, respectivamente. O corpo técnico da secretaria de planejamento também esteve presente no encontro.

A Lei que autoriza o poder executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil é a 5.769, de 28 de Junho de 2022. Os recursos, já desembolsados em R$ 15 milhões, serão destinados a realizar investimentos nas áreas de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, habitação, urbanização, saúde, educação, bem como aquisição de equipamentos e desapropriação de áreas.

De acordo com o vereador Ismael Silva “são necessárias explanações para que a população tome conhecimento do que será feito e também os parlamentares possam exercer sua função fiscalizadora. Por isso, chamamos o município para estes esclarecimentos”, disse.

De acordo com o secretário de Planejamento, é sempre uma satisfação dialogar com os vereadores e realizar as explicações necessárias sobre as atividades da gestão. “Este empréstimo, nessa magnitude, é um feito inédito da gestão do prefeito Dr. Pessoa. Nós trabalhamos nisso por quase um ano e diante do cumprimento de seus compromissos, a atual gestão alcançou este feito. Como cita a lei de aprovação deste empréstimo, temos o dever de cumprir a aplicação deste recurso em infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, habitação, urbanização, saúde e dentro outros. Claro, temos previsões de aplicações, mas que são suscetíveis de modificações. Vamos disponibilizar essa previsão aos vereadores para que eles possam tomar conhecimento”, explicou João Henrique Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *