PMT vai à Câmara Municipal discutir aplicação de recursos no município
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Governo, por determinação do prefeito Dr. Pessoa, esteve em diálogo com os vereadores de Teresina nesta quarta-feira (16), para esclarecer a aplicação dos recursos oriundos da operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor total de R$ 500.000.000,00 (Quinhentos milhões de reais). O pacote de obras será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”.
A audiência pública ocorreu no plenário vereador José Omatti e foi presidida pelo vereador Aluísio Sampaio e contou com a participação de outros parlamentares. Além disso, esteve representando o município os Secretários João Henrique Sousa e André Lopes, gestores das pastas de planejamento e governo, respectivamente. O corpo técnico da secretaria de planejamento também esteve presente no encontro.
A Lei que autoriza o poder executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil é a 5.769, de 28 de Junho de 2022. Os recursos, já desembolsados em R$ 15 milhões, serão destinados a realizar investimentos nas áreas de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, habitação, urbanização, saúde, educação, bem como aquisição de equipamentos e desapropriação de áreas.
De acordo com o vereador Ismael Silva “são necessárias explanações para que a população tome conhecimento do que será feito e também os parlamentares possam exercer sua função fiscalizadora. Por isso, chamamos o município para estes esclarecimentos”, disse.
De acordo com o secretário de Planejamento, é sempre uma satisfação dialogar com os vereadores e realizar as explicações necessárias sobre as atividades da gestão. “Este empréstimo, nessa magnitude, é um feito inédito da gestão do prefeito Dr. Pessoa. Nós trabalhamos nisso por quase um ano e diante do cumprimento de seus compromissos, a atual gestão alcançou este feito. Como cita a lei de aprovação deste empréstimo, temos o dever de cumprir a aplicação deste recurso em infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana, habitação, urbanização, saúde e dentro outros. Claro, temos previsões de aplicações, mas que são suscetíveis de modificações. Vamos disponibilizar essa previsão aos vereadores para que eles possam tomar conhecimento”, explicou João Henrique Sousa.