CidadeDestaque

Prefeitura de Teresina alerta a população sobre o descarte irregular do lixo no período chuvoso

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) alerta a população em geral que não descarte seu lixo em terrenos abandonados, ruas e nem acumulem lixo em calçadas, principalmente neste período chuvoso, para não ocasionar inundações, proliferação de doenças e outros danos à sociedade.

A Prefeitura também chama a atenção dos carroceiros que fazem o transbordo de resíduos e o despejo nos Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs), no qual é importante os mesmos fazerem o despejo correto nos containers e não despejar em suas proximidades, pois podem ocasionar doenças e outros problemas à população.

Com o descarte irregular do lixo, a cidade sofre com problemas ambientais, econômicos, sociais e de saúde pública. A poluição das vias públicas atrai roedores e insetos, causa proliferação de várias doenças, entope galerias, provoca inundações no período chuvoso, acarretando prejuízos na vida das pessoas.

A Prefeitura realiza, diariamente, limpezas na cidade, a exemplo das capinas, varrição e transbordo em pontos “viciados” (costumeiramente usados de forma irregular) de descarte de resíduos. Para cada tipo de material, a SEMDUH dispõe de serviços que a população pode procurar para se desfazer desses materiais, sejam eles recicláveis ou não.

Segundo o coordenador de limpeza pública da Semduh, Fabricio Amaral, são flagrados, diariamente, inúmeros casos de carroceiros que chegam com seu veículo perto do container e despejam o lixo do lado de fora. Isso também configura descarte irregular e é passível de multa.

“Na capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo, serviço realizado pelos fiscais do Programa Lixo Zero. Geralmente, são locais onde a população joga lixo, diariamente, apesar do intenso trabalho de conscientização e limpeza realizados nesses locais pelas equipes da Prefeitura. A multa para quem descarta lixo incorretamente varia de R$ 407 a R $ 4.070, dependendo da quantidade de material despejado, da frequência, do tipo e do impacto ambiental causado “, explica.

A cidade de Teresina possui, atualmente, 55 PRRs em operação, distribuídos em todas as zonas da capital. Os PRRs são os containers com capacidade de 40 metros cúbicos, posicionados em pontos estratégicos da cidade para o descarte de material de construção, podas de árvores e móveis usados. Porém, em boa parte das vezes, o depósito de resíduos nesses locais acontece de forma irregular.

Nos PRRs é proibido a colocação de lixo orgânico, seja domiciliar ou comercial; animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial, entulhos, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos.

Para realizar denúncias, as pessoas podem utilizar o WhatsApp do Programa Lixo Zero (86 9.9402-3074). Todas as denúncias são anônimas e podem ser enviados vídeos, fotos e informações sobre locais onde são feitos os descartes irregulares.

Para reforçar as maneiras corretas de descartar os resíduos sólidos, a SEMDUH mantém atualizadas, no Instagram: @semduh_teresina, as localizações dos containers de PRRs (Ponto de Recolhimento de Resíduos) e PEVs (Posto de Entrega Voluntária).

Como descartar o lixo corretamente

1) Lixo doméstico: a coleta ocorre nos dias e horários programados, três vezes na semana;
2) Podas de árvores, restos de material de construção e móveis usados, oriundos de residências (não de empresas):  o destino correto são os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs), que são os containers colocados em pontos estratégicos dos bairros.
3) Material reciclável: até 50 quilos devem ser colocados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), presentes nas praças da cidade. Acima desse peso, fazemos o recolhimento gratuitamente, em dia e horário agendado, por meio do Disk Coleta: 86 98104-6786 (zonas Sul e Sudeste) e 86 98130-7739 (zonas Norte, Leste e Centro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *