Parceria entre Prefeitura de Teresina e Equatorial agiliza recolhimento de podas de árvores
A Prefeitura de Teresina e a Equatorial Piauí assinaram um convênio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADS), para sistematizar e agilizar procedimentos para a poda de árvores em condições de interferência à rede de distribuição de energia elétrica, bem como o recolhimento e destinação de resíduos provenientes da atividade.
“Através da parceria, toda a programação das podas é compartilhada com a Prefeitura de Teresina. Com o convênio, o poder público municipal assume, por meio da SEMDUH e das SAADS, a função de recolher os resíduos provenientes das ações de podas realizadas pela Equatorial Piauí e descartá-los de forma adequada”, diz o Assessor de Relações Institucionais da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.
A queda de árvores na rede elétrica tem sido um dos principais causadores de interrupções no fornecimento de energia em todo o estado. Dados registrados no Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí indicam que em 2021 foram registradas aproximadamente 11 mil ocorrências por conta de vegetação na rede. Até a primeira quinzena de dezembro de 2022 esse número já ultrapassou 18 mil ocorrências, representando um aumento de 69%.
Uma mudança desse cenário passa pela conscientização quanto a responsabilidade de realizar a poda regular da vegetação. A distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventiva nos casos em que a vegetação está em contato ou muito próximo da rede elétrica. A ação busca evitar acidentes com a população e danos elétricos aos consumidores. Somente em 2022, a Equatorial Piauí já realizou cerca de 18 mil podas em Teresina, sendo investidos mais de R$ 5 milhões para realização dos serviços.
“Para garantir a melhoria dos serviços de limpeza em nossa cidade, a Prefeitura de Teresina firmou convênio de parceria com a Equatorial. As podas das árvores em contato com a rede elétrica realizadas pela Equatorial são recolhidas pela Prefeitura. Essa parceria é de fundamental importância para dar agilidade ao recolhimento dos resíduos resultantes das podas e garantir que não haja transtornos na rede elétrica e se tenha ambientes mais limpos. Com parcerias assim, todos saem ganhando”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira.