Vereador Venâncio cobra centro especializado no tratamento de crianças com TEA em solenidade da Prefeitura
Na manhã desta segunda-feira (09), aconteceu a solenidade para assinatura de três leis que beneficiam o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com síndrome de Down no município de Teresina. As leis são de autoria do Vereador Venâncio e do atual presidente da Câmara, Enzo Samuel.
Na ocasião, Venâncio elogiou a atuação de instituições como AMA, APADA, APAE e PRISMAS, que estavam presentes, e que dão suporte à pais e crianças com deficiência, ao tempo em que solicitou que a Prefeitura reforce esses serviços, de capacitação, assistência e tratamento com psicólogos e terapeutas através de um Centro Municipal, feito nos moldes da instituição que o Estado quer desenvolver em Teresina, para que juntos, as instituições e os centros públicos, possam atender à grande e crescente demanda que existe na cidade.
Para Venâncio, esse momento é um marco. “Existe uma lacuna muito grande na nossa cidade entre as pessoas que possuem alguma deficiência e seus direitos. Essa solenidade marca esse novo momento, onde as pessoas poderão acessar de fato esses direitos e ter mais qualidade de vida. O Centro Municipal especializado, que solicitei hoje, contribuirá ainda mais com isso” diz.
Na ocasião, o vereador relembrou ainda de outras iniciativas suas que buscam trazer mais dignidade e cidadania para esse público, como a emenda para os cursos de Acompanhante Terapêutico (AT) disponibilizado pela Fundação Wall Ferraz, e curso de cultivo de plantas ornamentais e polpas de fruta, para que pais de crianças com TEA possam se capacitar e gerar renda tendo mais tempo dentro de casa; e a emenda para trabalhar as capacitações da Fundação Cultural Monsenhor Chaves direcionadas para o público infantil, com um olhar especial para crianças com TEA, como a musicoterapia, que é uma aliada auxiliar no tratamento.
As leis sancionadas, que já passam a valer a partir de hoje, tratam de Alteração do Passe Livre para pessoas com deficiência, Instituição do Programa Municipal de Acompanhamento Psicoterapeuta e Instituição do cartão de identificação para pessoas com Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).