Lançado projeto do vereador Venâncio que leva equipe multidisciplinar para acompanhar idosos nos bairros de Teresina
Segundo estudo (2012) do American College of Sports Medicine, graças à diminuição de atividade física é provável que a expectativa de vida média em 2030 diminua 5 anos. Além disso, o estudo também relaciona o sedentarismo às doenças que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo – entre elas doenças cardíacas, hipertensão e diabetes; e complicações nos músculos e articulações.
Pensando em combater e evitar o desenvolvimento dessas enfermidades na população, especialmente na terceira idade, que em Teresina somam mais de 40 mil pessoas (IBGE 2010) o vereador Venâncio deu início à seu projeto nesta terça-feira (17), no bairro Mocambinho.
A ideia é que hajam 10 núcleos em todas as zonas de Teresina, com uma equipe multidisciplinar que inclui educador físico, nutricionista, psicólogo, médico, enfermeiro e fisioterapeuta. O projeto pretende trabalhar em grupo, duas vezes por semana, exercícios físicos diversos e avaliar a cada três meses os resultados de cada um dos participantes, acompanhando sua evolução e promovendo mais bem estar.
Para Venâncio, que reforça através de seu mandato a importância do esporte e do bem estar social, a atividade física no dia a dia é sinônimo de qualidade de vida. “Nosso estilo de vida hoje incentiva de certa forma o sedentarismo: Caminhamos pouco e passamos muito tempo no celular, por exemplo. E quando os hábitos fazem com que a gente perca qualidade de vida e longevidade, é hora de repensar. Esse projeto é um sonho que aos poucos vai se tornando realidade e que pretende trazer mais saúde e mais integração pra população” diz.