DestaqueGeral

Vereador Venâncio: Secretário Chico Lucas autoriza e Conselheiros Tutelares poderão se capacitar para registrar Boletins de Ocorrência

A partir desta quarta (18), Conselheiros Tutelares poderão se capacitar para registrar boletins de ocorrência nas delegacias de Teresina. A sugestão veio do vereador Venâncio Cardoso (PSDB) e da Conselheira Tutelar Danielle Fernandes, e foi validada pelo Secretário de Segurança Pública Chico Lucas e pela Diretora de Defesa Social, Tenente Coronel Elizete.

Partindo da adversidade dos Conselhos Tutelares no momento em que identificam um ato criminoso contra crianças e adolescentes em horários fora do expediente comercial, a Conselheira do 1º Conselho Tutelar Danielle Fernandes e o vereador Venâncio se reuniram com o secretário de Segurança Pública do Estado e com a diretora de Defesa Social, Tenente Coronel Elizete.

Na ocasião, Chico Lucas autorizou a capacitação dos conselheiros tutelares para que eles possam registrar boletins de ocorrência da própria sede do Conselho ou de onde estiverem, e afirma que a ação traz celeridade aos processos. “A comunicação da ocorrência não precisa ser exclusivamente da polícia. Agora os Conselheiros poderão fazer a comunicação da ocorrência mesmo de madrugada, já que a DPCA funciona em horário comercial. E depois, a polícia civil, diante daquele boletim vai instaurar um inquérito e apurar. Na prática, vamos ter Conselheiros Tutelares podendo fazer registro de ocorrência 24h”.

Para o vereador Venâncio, a medida traz mais proteção para crianças e adolescentes. “Com o Conselheiro autorizado a fazer o boletim de ocorrência assim que identificar o ato criminoso, a polícia também poderá fazer o seu trabalho de apuração mais rapidamente, já que uma etapa já foi superada” diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *