SAAD Norte estuda reforma de estrutura que abriga feira livre no bairro Aroeiras
A Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência das Ações Administrativas descentralizadas Norte (SAAD Norte), estuda reforma de estrutura que a abriga a feira livre do bairro Aroeiras e adjacências. De acordo com lideranças do bairro, o prédio foi construído e inaugurado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) no ano de 2010. Na época, 90 permissionários foram liberados para trabalharem no local, e cerca de 40 ficaram em uma espécie de cadastro reserva, atualmente menos de 10 comerciantes utilizam o local para a venda de seus produtos.
Na última quinta-feira, 19, o superintendente da SAAD Norte, Welton Bandeira, esteve no local e constatou a deterioração provocada pelo tempo e outros problemas de cunho administrativa relacionada a documentação e pertencimento do imóvel. Ainda em janeiro a superintendência formalizará um pedido de cessão de uso de bem público, já que o local foi construído por um órgão estadual, somente desta forma a prefeitura poderá intervir e melhorar as condições de trabalho dos permissionários da feira livre.
“Viemos para a rua por uma determinação do nosso prefeito Dr. Pessoa, ele tem pedido que trabalhemos em parceria com a população, ouvindo as demandas e atendendo prioridades das comunidades que estavam mais vulneráveis e isoladas. Aqui no bairro, Aroeiras eles desejam a reforma do prédio que abriga os comerciantes da região, constatamos que há vários problemas de deterioração e problemas com relação à posse desse imóvel, o local não pertence à jurisdição da Prefeitura de Teresina, mas iremos formalizar um pedido ao Governo do Estado, para cessão do local aos cuidados do município, espero que consigamos e dessa forma melhorar as condições de trabalho dos permissionários”, comenta Welton.
De acordo com Gilvan Santos, líder da comunidade, o local possui treze anos e necessita de melhorias para atender as necessidades dos permissionários e clientes que frequentam a feira.
“Aqui é conhecido como mercado do Nova Teresina, trouxemos o superintendente e todo o corpo administrativo da SAAD Norte para ver a situação mais de perto. São 90 permissionários que reivindicam melhorias desse local. Esses comerciantes sonham em empreender com melhores condições de trabalho. Estamos felizes com a atenção e que prefeitura tem nos dado, não só aqui, mas também a outros problemas que temos levado a ela”, conclui Gilvan.
Outras Visitas
O superintendente, Welton Bandeira, também visitou outros conjuntos residenciais e comunidades do bairro Aroeiras, ele foi guiado pelo líder da região, Gilvan Santos. Durante a caminha foi constatado problemas de limpeza, pavimentação e drenagem nas vias da comunidade. Welton Bandeira ressaltou que a SAAD Norte trabalhará em parceria com outros órgãos para sanar esses problemas no tempo mais rápido possível.