Terremoto na Turquia deixa mais de 3 mil mortos
Ao menos 3,8 mil pessoas morreram em território turco e na Síria em razão dos terremotos que atingiram a região. O número de feridos está em cerca de 18 mil, segundo os governos locais. Apenas na Turquia, também há aproximadamente 338 mil desabrigados.
O terremoto de desta segunda feira (06) foi considerado pelo presidente turco como o mais letal desde 1939, quando cerca de 33 mil pessoas morreram. Em 1999, outro tremor de terra matou ao menos 17 mil pessoas. Os socorristas definiram a situação como “catastrófica” em postagem no Twitter e pediram às organizações humanitárias internacionais para “intervir rapidamente” para ajudar a população local.
O Ministério das Relações Exteriores disse que não há informações de brasileiros entre os mortos ou feridos. Mais cedo, o ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia, Marcelo Marotta Viegas, confirmou que há brasileiros entre os desabrigados. O governo disse ainda que está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto, por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas.
Emmanuel Macron, presidente da França afirmou que o país “está pronto para fornecer ajuda de emergência às populações no local”. Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, expressou sua “solidariedade às pessoas afetadas”, e destacou que “a Proteção Civil italiana já tem disponibilidade para contribuir com os primeiros socorros”. O chanceler alemão, Olaf Scholz, falou em “consternação” diante da tragédia, sobretudo com “o crescente número de mortos”.
Com Informações do UOL