Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Teresina é entregue à Semec
Membros do Fórum Municipal de Educação de Teresina (FME/THE) entregaram nesta terça-feira (21) ao secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, o Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Teresina (2019/2021). O documento, elaborado por representantes de diversas entidades representativas da educação, é a base da V Conferência Municipal de Educação, que será realizada nos dias 23 e 24 de março, pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o FME/THE.
“O Fórum, assim como o Conselho Municipal de Educação, tem o papel de acompanhar e avaliar as metas do Plano Municipal de Educação (PME). A equipe de monitoramento fez um esforço para avaliar as 20 metas e as 283 estratégias do PME para que a gente pudesse ver o quanto já foi desenvolvido e mostrar pra sociedade. Conclamamos as instituições que estão mais relacionadas com o cumprimento dessas metas para nos ajudar (UESPI, IFPI, núcleos de pesquisa)”, explica Hostiza Machado, coordenadora da equipe de monitoramento e avaliação do PME.
As 20 metas do PME estão distribuídas em 9 eixos que serão discutidas na Conferência. Durante o ciclo de avaliações, os técnicos devem discutir os avanços e desafios das estratégias contidas no documento para ampliar o debate em outros espaços e enriquecer as proposições que ainda não foram atendidas. O Plano foi criado em 2015 e estará em vigor até o ano de 2025.
“A Conferência será um momento bastante oportuno para discussões e encaminhamentos sobre a educação do nosso município. Serão dois dias muito importantes para pensarmos nas ações dos próximos anos”, afirma o secretário Nouga Cardoso.
O público participante da V Conferência Municipal de Educação de Teresina será composto por membros do Fórum Municipal de Educação (FME/THE), Conselho Municipal de Educação (CME/THE), Conselho Estadual de Educação, Conselho do FUNDEB/CME/THE, Conselhos Escolares, gestores, professores das redes pública e privada, formadores, coordenadores pedagógicos, movimentos sociais, estudantes e pesquisadores interessados.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais da Semec no Youtube (https://www.youtube.com/@semecteresina) e Instagram (https://www.instagram.com/semecteresina/).