Chuvas no Piauí: Rio Longá, em Esperantina, atinge a cota de inundação
A forte chuva que tem atingido o Centro-Norte e Norte do Piauí fez subir mais ainda o nível do Rio Longá, que banha o município de Esperantina. Na noite desta segunda-feira (03), o Longá atingiu a cota de inundação. De acordo com o boletim do Serviço Geológico Nacional (CPRM), o rio se encontra a 26 centímetros acima do nível de transbordamento. A elevação rápida no final da noite se deu devido ao volume acumulado de chuva de 90 milímetros nas últimas nove horas.
Atualmente, a cota do Rio Longá é de 7,66 metros. O rio segue com previsão de elevação de seu nível para cerca de 7,78 metros, se mantendo, portanto, na cota de inundação de inundação e ficando 38 centímetros acima dela. O CPRM orienta as autoridades de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para que tomem as providências necessárias no sentido de amenizar o impacto às populações ribeirinhas.
No momento, Esperantina tem pelo menos 46 pessoas desabrigadas por causa da chuva. São 13 famílias alojadas em duas escolas do município, recebendo auxílio de cesta básica e itens de higiene da Prefeitura. A Cachoeira do Urubu, principal ponto turístico da cidade, foi interditada pela Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) em razão do aumento da água e de danos na estrutura da ponte que atravessa o local.
E não só o Rio Longá, em Esperantina, causa preocupação nas autoridades competentes e gera alerta para a população. Em Barras, o Rio Marathaoan se encontra na cota de alerta. Outro que está na mesma situação é o Rio Parnaíba no município de Luzilândia.
O Marathaoan se encontra a 4,14 metros devendo ter elevação nas próximas 8 horas para 4,17 metros, apenas 3cm abaixo da cota de inundação. Já o Parnaíba em Luzilândia está em 5,23 metros, devendo estabilizar nas próximas 12 horas e se manter a 47 cm abaixo da cota de inundação. O CPRM emitiu aviso aos órgãos locais no sentido de adotar ações de remediação de desastres naturais.
Vale lembrar que a Barragem Boa Esperança está operando atualmente a uma vazão de 500m³/s. A Chesf informou que a medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova avaliação. Esta vazão da Barragem Boa Esperança vem sendo praticada desde o dia 28 de março.
Na contramão dos rios do Centro-Norte do Piauí, em Timon e em Teresina, o nível do Rio Parnaíba se encontra em situação de normalidade a 3,24 metros podendo reduzir para 3,17 metros. Em Floriano, o Parnaíba também se encontra em nível de normalidade a 3,33 metros com previsão de reduzir ainda mais seu volume nas próximas 8 horas devendo chegar a 3,03 metros.
O CPRM lembra que as previsões apresentadas nos boletins são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas a incertezas. Os dados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, que é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas operada pelo Serviço Geológico Nacional.