Governo investe em projetos para melhorar e promover o setor turístico do Piauí
Os primeiros três meses da nova gestão à frente da Secretaria do Turismo (Setur) foram de muito trabalho, planejamento e de encaminhamento de projetos que visam melhorar e promover o setor turístico no estado.
Começando pela área da infraestrutura, a Setur concluiu a 1ª etapa das obras da “PI do Cânion”, com pavimentação asfáltica de 16 km, no subtrecho entre Castelo do Piauí e o Povoado Enjeitado, no Cânion do Poti. A obra foi inaugurada no dia 24 de março e facilita o acesso ao Cânion do Poti, um dos mais belos cartões postais do estado, contribuindo para o fortalecimento do turismo local. Além disso, a rodovia é também um importante corredor para o escoamento da produção local.
Outra ação da pasta, nesses 100 primeiros dias de governo, foi a indicação do Projeto de Lei instituindo a criação do Sistema Estadual de Turismo. O texto já foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contemplará a criação da Política Estadual de Turismo e do Conselho Estadual de Turismo. Além disso, fortalecerá as Governanças Regionais de Turismo e a criação do Observatório de Inteligência Turística do Piauí.
A nova gestão também está trabalhando na criação do Sietur, o fundo de desenvolvimento do turismo que vai atender às demandas do setor, principalmente daqueles que atuam na linha de frente. De acordo com Pablo Santos, por meio do Sietur serão viabilizadas diversas ações de infraestrutura, manutenção de espaços, eventos, cursos, pesquisas, projetos de inovação e tecnologia. O indicativo de lei foi enviado para a Alepi após amplo debate com a equipe técnica da secretaria em parceria com a Câmara Setorial de Turismo. “O projeto foi elaborado com o propósito de incentivo ao setor do turismo por empresas que, por meio de patrocínio ou investimento no setor, serão isentas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, destacou Pablo Santos.
O Plano de Sinalização Turística também é prioridade e o processo licitatório para contratação da empresa que vai trabalhar na elaboração já foi iniciado. O objetivo é sinalizar todos os sete polos turísticos do Piauí, nos próximos quatro anos, contribuindo para a difusão do conhecimento e do desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável e responsável. Também já foi aberto o processo licitatório para a contratação de empresa que vai elaborar o Plano de Marketing Turístico, instrumento importante para a promoção, valorização dos principais atrativos do estado e aumento do fluxo de turistas. Outra iniciativa é a articulação junto à companhia Gol linhas aéreas para ampliar os voos comerciais e de carga, ligando a região litorânea do estado a Brasília e São Paulo.
“Nossas ações à frente da Setur caminham em consonância com o que estabelece o Plano de Governo. Por isso, estamos trabalhando na sua execução através de ações que incluem também a capacitação dos servidores, o bom relacionamento com o trade turístico e associações do setor, entre outras iniciativas estratégicas para fortalecimento do turismo piauiense”, ressaltou Pablo Santos.