DestaqueGeral

Assembleia Legislativa discute política estadual de proteção dos animais de rua

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta segunda-feira (10/04), audiência pública em alusão ao Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado no dia 4 de abril. A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia, deputado Dr. Hélio (MDB), que lamentou o fato de 200 milhões de animais estarem em situação de vulnerabilidade, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O parlamentar comemorou a recém-criada Coordenação Estadual de Defesa e Cuidado dos Animais de Rua, no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar). “Ficamos muito felizes com a prioridade que o governador Rafael Fonteles deu criando essa coordenação. É uma problemática que existe há muito tempo e que se agrava a cada dia. É uma responsabilidade social e é responsabilidade do Estado ter uma política em defesa dos animais de rua”, disse Dr. Hélio, que também ressaltou o trabalho de organizações não governamentais no acolhimento de animais abandonados.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, apresentou os principais eixos do programa de governo para a causa animal. Dentre as medidas anunciadas pelo gestor, está a realização de licitação para o credenciamento de clínicas veterinárias em todas as regiões do estado para a realização do serviço de castração solidária, a fim de controlar a população dos animais de rua, assim como a distribuição gratuita de coleiras, comedouros e bebedouros, e a realização de campanhas de conscientização junto à sociedade. 

A solenidade também contou com a participação da promotora de Justiça Carmelina Moura, titular da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na Defesa do Meio Ambiente; da presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI, Dárcia Alencar; do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, Dário Magalhães; e do secretário de Estado da Justiça, o deputado licenciado Carlos Augusto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *