Assembleia do COMTUR discute intervenções no centro de Teresina
Nesta terça-feira (18), foi realizada a 39ª assembleia ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que é presidido pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto. A atividade, que foi realizada no espaço Vichy Café, localizado no Manhattan River Center, contou com a presença de 24 conselheiros e convidados e teve como pauta principal “Mobilidade e projetos no Centro Urbano de Teresina”, apresentada pelo superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, e equipe técnica.
De acordo com o superintendente da SAAD Centro, as obras de revitalização no centro de Teresina foram um importante passo para o desenvolvimento econômico da zona comercial mais importante da capital piauiense.
“Além do rebaixamento do túnel entre as avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, nós já temos uma obra concluída, que é a obra de revitalização no centro, que mexe com a questão da mobilidade urbana. Também temos uma outra obra que está em licitação, sonhada há mais de 30 anos, planejada pelos técnicos da SEMPLAN e da SAAD Centro. Simultaneamente, está sendo realizado um estudo de impacto de vizinhança a respeito dos prédios históricos da região central de Teresina, além do estudo social sobre os comerciantes no seu entorno.” afirmou o superintendente.
“Para esses quatros anos de gestão da Prefeitura Municipal, foram investidos cerca de R$ 110 milhões em obras conectadas no centro da capital piauiense. Para que a população teresinense possa acompanhar o andamento e detalhes desses projetos de revitalização, criamos uma plataforma de gerenciamento de obras da SAAD Centro”, acrescentou.
Ainda durante a reunião, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, expôs as ações da secretaria municipal relativas aos três primeiros meses de 2023, destacando visitas à Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo e à ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento, durante viagem de participação na WTM Latin América.
“Em São Paulo, visitamos o observatório municipal de turismo, que atua juntamente com o governo estadual, levantando todos os dados e indicadores sobre os setores relacionados à área turística na capital paulista. Conversamos também com o secretário de Turismo da Cidade de São Paulo, Rodolfo Marinho, sobre as futuras parcerias entre a capital paulista e piauiense com a troca de experiências em projetos desenvolvidos por suas pastas”, pontuou o secretário.
O coordenador de turismo da SEMDEC, Eneas Barros, finalizou destacando sobre a importância da participação da secretaria em eventos e painéis sobre turismo. “A equipe da SEMDEC vai participar dos maiores eventos de turismo do país em 2023, com o objetivo de atrair operadores de turismo para inserir Teresina nos roteiros nacionais. A secretaria conta, atualmente, com a parceria da Secretaria Estadual de Turismo e do SEBRAE, para exposição das ações a nível municipal e estadual nessas feiras. No stand da SEMDEC, iremos focar no turismo rural de Teresina, além do Corso e o Complexo Turístico da Ponte Estaiada, abordados em eventos anteriores”, concluiu o coordenador.
Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), Secretaria do Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PI), Conselho Setorial de Turismo do Estado (CSTUR/ Pense Piauí Turismo), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e Câmara Municipal de Teresina, dentre outros órgãos.