Práticas de Segurança do Paciente do HUT são reconhecidas pelo Ministério da Saúde
Abril é conhecido por ser o mês da campanha nacional pela segurança do paciente desde 2013, quando foi lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente pelo Ministério da Saúde.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realizou durante todo o mês de abril ações para potencializar as boas práticas e reduzir os danos desnecessários associados à assistência à saúde.
A campanha Abril pela Segurança do Paciente do HUT teve como tema “Nome trocado, problema dobrado, todos atentos a meta 01”. Ao longo do mês foram realizados rodas de conversas com as equipes assistenciais, pacientes e acompanhantes tendo como foco a meta internacional de segurança número 1: identificação correta do paciente chamando a atenção para o protocolo de identificação e a importância da conferência do nome número de registro do prontuário e data de nascimento correto de cada usuário, além do incentivo ao registro de ocorrência diante de um evento adverso, que são erros que podem resultar num dano á saúde do paciente.
Lenier Braga, enfermeira que coordena o Núcleo de Segurança do Paciente do HUT, acrescenta que o “Abril pela Segurança do Paciente” é uma oportunidade de destacar o trabalho realizado ao longo de todo o ano para reforçar que a segurança do paciente é indissociável das rotinas assistenciais.
Esse trabalho garantiu ao HUT a certificação de Alta Conformidade às práticas de Segurança do Paciente em cerimônia realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual. Essa classificação é resultado avaliação nacional de boas práticas realizado anualmente pela Anvisa.
Nessa avaliação, cuja classificação se divide em três níveis: alta conformidade (67% a 100%), média conformidade (34% a 66%) e baixa conformidade (0% a 33%), o HUT garantiu o percentil de 76% sendo classificado como Hospital de Alta Conformidade segundo o relatório divulgado pela Anvisa.
Durante a premiação que aconteceu na tarde do último dia 26 de Abril no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), as equipes do Núcleo de Segurança (NSP) e do Serviço de Controle de Infecções (SCIRAS) do HUT apresentaram suas experiências exitosas segundo os eixos e critérios do Ministério da Saúde.