Abertas as inscrições para corrida de rua contra o feminicídio, em Teresina
A concentração começará às 6h30 na Nova Potycacana, com largada às 7h. Os municípios que contam com Organismos de Políticas para as Mulheres também realizarão o evento.
Durante a corrida, os participantes receberão kits contendo camiseta, número de inscrição, boné e informações sobre violência contra a mulher e canais de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.
A Lei n°13.104/2015 define o feminicídio como o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher, e está diretamente relacionado à violência doméstica e familiar. É considerado um crime hediondo com penas que variam de 12 a 30 anos de prisão.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP), sete casos de feminicídio foram registrados no estado de janeiro a março deste ano, um em Teresina e seis no interior.
A corrida também destaca o combate à LGBTfobia em referência ao Dia Internacional contra LGBTfobia, celebrado em 17 de maio. A segunda edição da corrida inclui categorias específicas para jovens de 14 a 17 anos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, autistas e pessoas com mais de 60 anos.
A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, enfatizou que o objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade em relação à violência contra a mulher.
“É importante que as mulheres saibam que podem denunciar qualquer tipo de violência e que terão uma rede de apoio e nós somos esse apoio no enfrentamento a essa triste realidade”, disse Zenaide.
Percurso
Largada na Nova Potycabana, seguindo pela Avenida Raul Lopes no sentido da ponte Wall Ferraz, retornando pela rotatória do monumento “Negros Mercadores”, e finalizando no palco principal da Nova Potycabana com atividades culturais.
Os cinco primeiros colocados serão premiados.
Parceiros
O evento conta com a parceria da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), Polícia Militar, Secretaria Estadual de Educação, Strans, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Segurança do Estado, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Piauí, Secretaria de Estado dos Esportes, Organismos de Políticas para as Mulheres, representantes da sociedade civil através do Conselho Estadual de Defesa das Mulheres.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de maio.
Link da inscrição e regulamento:
Fonte: Governo do Estado