Maternidade Wall Ferraz recebe nove aparelhos de fototerapia para recém-nascidos
A Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu nove novos aparelhos de fototerapia que serão utilizados para o tratamento de bebês que nascerem com o tom “amarelão” na pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a icterícia – que causa essa tonalidade – atinge até 80% dos recém-nascidos na primeira semana de vida e impacta diretamente aqueles que nascem de forma prematura.
A fototerapia em recém-nascidos é um procedimento bastante comum nas maternidades brasileiras. O tratamento é realizado por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam ser submetidos ao procedimento por algumas horas.
“O tratamento mais eficaz e utilizado para essa condição é a fototerapia, popularmente conhecida como banho de luz”, explicou a médica Liége Ribeiro, diretora da Maternidade Wall Ferraz.
A icterícia é uma doença causada pela alta concentração de bilirrubina – substância produzida pelo fígado, como resultado da filtragem de glóbulos vermelhos que é realizada pelo órgão – na corrente sanguínea, que resulta num quadro chamado de hiperbilirrubinemia. Essa substância de cor amarela é formada quando a hemoglobina sofre decomposição no processo de renovação dos glóbulos vermelhos.