Esporte

F1: Verstappen e Hamilton erram e Pérez vence no Azerbaijão

A três voltas do fim do GP do Azerbaijão, o pneu esquerdo traseiro do carro de Max Verstappen estourou sozinho, o holandês bateu no muro e deixou escapar uma vitória certa.

Ainda frustrado por correr o risco de perder a liderança do campeonato, ele viu dos boxes Lewis Hamilton vacilar na relargada, sair do traçado da pista e deixar o caminho livre para Sérgio Pérez vencer a corrida e manter seu companheiro de Red Bull na ponta do Mundial.

A classificação tem, ainda, Verstappen em primeiro, com 105 pontos, com Hamilton em segundo, com 101. Pérez é o terceiro colocado, com 69.

O mexicano, que fez uma corrida segura, assumiu a terceira posição do campeonato. O pódio teve ainda o alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, em segundo.

O tetracampeão não chegava entre os três primeiros desde o GP da Turquia, em 2020, quando foi terceiro. O francês Pierre Gasly foi o terceiro.

Até o acidente, a Red Bull fazia uma corrida quase perfeita, sobretudo pela atuação de seus mecânicos na primeira parada nos boxes de Verstappen e Pérez.

Enquanto a Mercedes novamente fez Hamilton perder tempo para trocar os pneus, os pilotos da Red Bull aproveitaram para tomar do inglês a liderança da prova.

O heptacampeão havia assumido a ponta após deixar o pole position Charles Leclerc para trás. O piloto da Ferrari largou bem, mas seu fraco ritmo de prova o fez perder posições rapidamente -ele terminou em quarto. Com o erro no fim, Hamilton terminou a corrida na 15ª posição.

Um pouco antes da batida de Max Verstappen, o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, havia sofrido um acidente parecido. O pneu esquerdo traseiro dele também furou, ele bateu no muro e provocou a entrada do safety car, que permaneceu na pista por cinco voltas.

Agora, a próxima etapa da F-1 será disputada no Canadá, no dia 13 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *