Saiba quem são as pessoas que estavam em aeronave que caiu em Teresina
A Polícia Militar do Piauí divulgou as identidades dos ocupantes do avião de pequeno porte que caiu em uma lagoa localizada no bairro Poty Velho, na Zona Norte de Teresina, neste domingo (11). O piloto foi identificado como Marcelo Nogueira Ramos, um soldado da Polícia Militar do Ceará, e o copiloto como Jhony Francisco Alves dos Santos, de 38 anos, funcionário do empresário Thiago Junqueira, proprietário da Fazenda Chapada Grande. Marcelo e Jhony teriam saído do Pará antes do acidente. Ambos saíram sem ferimentos graves.
A tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros do Piauí, informou que os dois tripulantes conseguiram sair do interior da aeronave antes da chegada do resgate. Eles ficaram sentados sobre as asas do monomotor, que estava parcialmente submerso na água, até serem resgatados com uma corda pelos bombeiros.
“Chegamos muito rápido no local do acidente e já encontramos os dois tripulantes fora da aeronave, retirando a bagagem que estava dentro. Realizamos o resgate das duas pessoas, bem como de todos os pertences pessoais. Eles estavam aparentemente bem, sem lesões ou mesmo arranhões e foram transportados pelo SAMU ao hospital para avaliação médica mais específica”, explicou Najra Nunes.
A aeronave ficou sem grandes avarias. A perícia da Polícia Civil, Polícia Militar, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a administradora do Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) foram acionadas para investigar as causas do acidente.
Conforme informações preliminares da Polícia Civil, não havia odor ou sinais de vazamento de combustível no local.
Durante o acidente, o radioamador Vianey Moura estava na escuta e relatou ter captado a expressão “mayday”. O termo é utilizado na aviação como código para declarar uma situação de emergência. “Quando a torre pediu mais notícias sobre o contato, o piloto não retornou mais”, disse Moura. A suspeita é que a perda de motor possa ter sido a causa do acidente.
O avião envolvido no acidente é um monomotor com capacidade para até cinco passageiros e está registrada em nome da empresa TJ Agro, sediada em Regeneração (PI). Com base em dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a documentação da aeronave estava autorizada para voar.
Sargento viu aeronave caindo
O sargento Oliveira, do 9° BPM viu o momento em que a aeronave estava caindo. “Estávamos nas proximidades do Poty Velho, quando a gente viu e percebeu a aeronave fazendo uma manobra meio estranha e possivelmente pane. A gente imaginou que ela poderia ter caído, imaginamos que teria sido no rio, onde o resgate seria um pouco mais difícil e o risco até de algum piloto morrer. Ela veio a cair na região de Olaria, onde a lagoa também é um pouco profunda. O avião está com as rodas para o ar. A gente conseguiu entrar, tirar alguns objetos e os pilotos estão bem. Eles só disseram que o avião perdeu o controle. O bombeiro chegou e tirou eles com a corda”, explicou o sargento.