Viver+Teresina prepara início de sua primeira obra e investirá R$ 3 milhões em urbanização inovadora do bairro Nova Brasília
O Viver+Teresina iniciará em breve sua primeira obra. Trata-se da urbanização inovadora da área próxima à UBS do bairro Nova Brasília, zona norte da capital. A Secretaria Municipal de Administração concluiu o processo licitatório e, em breve, o contrato será assinado pelo secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa. Orçada em quase R$ 3 milhões, com recursos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, a obra prevê a implementação de equipamentos públicos inovadores para a prática esportiva e socialização.
O projeto foi discutido e aprovado pela população em encontro ocorrido em abril. Nele, estão previstas a instalação de mesa de concreto para prática de futmesa, que é uma modalidade que vem sendo difundida em vários bairros da capital; academia de musculação de concreto; mesa de concreto para tênis de mesa, equipamento que já vem sendo experimentado em outras praças com sucesso; quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas; quadra de vôlei de areia, modalidade bastante apreciada pela população; playground com brinquedos de madeira, além de bancos, iluminação pública, arborização e outras melhorias.
“Por determinação do prefeito Dr. Pessoa estamos retomando essa obra para que a população possa ter acesso a um espaço qualificado de convivência e prática esportiva. Isso porque o local enfrenta um problema sério de depósito irregular de lixo, utilizado pela própria população de forma errada. Na primeira etapa foi feita uma galeria na margem da lagoa e outros dispositivos de drenagem. Então, estamos retomando essa obra e iremos fazer uma conscientização para que as pessoas possam usar todos esses equipamentos de forma adequada, preservando e zelando por esses equipamentos”, afirma Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.
A obra compreende o trecho da rua Anísio Pires com a rua Santa Inês até a rua Radialista Jim Borralho, nas proximidades do terminal de integração da Rui Barbosa e a UBS da Nova Brasília.
O Viver+Teresina, programa de investimentos com recursos externos vinculado à Semplan, tem como foco a realização de obras e ações voltadas para mitigação dos efeitos da mudança climática, que são o calor extremo e as chuvas cada vez mais intensas que já são sentidas pela população. Por isso, seus projetos são voltados para a sustentabilidade e busca sempre soluções baseadas na natureza, inovadoras e eficientes, que causem o menor impacto possível no meio ambiente.