Mais Médicos: Cidades do Piauí poderão solicitar profissionais em novo edital que contempla mais 10 mil vagas
O Programa Mais Médicos, que tem por objetivo desafogar o quadro de profissionais, principalmente nas regiões mais remotas do Brasil, está com novas vagas para contratação. O novo edital, divulgado nessa segunda-feira (19), dá provimento para mais 10 mil vagas em todo o Brasil, inclusive para os 224 municípios piauienses.
Conforme o documento, as novas vagas funcionarão na modalidade de coparticipação de estados e municípios. As cidades com maior vulnerabilidade social para garantir o acesso à saúde para a população em regiões de difícil provimento e fixação de médicos, terão prioridade nessa nova leva de oportunidades. Os critérios levarão em consideração o índice de vulnerabilidade social (IVS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
“Cabe ao gestor municipal, também, priorizar as alocações dos médicos nas equipes de atenção básica que estejam sem médicos e/ou que atendam populações que dependem exclusivamente do SUS, populações vulneráveis e historicamente excluídas, assim como garantir ao profissional os auxílios alimentação e moradia. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamamento aos profissionais inscritos no edital”, destacou a coordenadora do programa no Piauí, Idvani Braga.