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Patrulha Maria da Penha registra aumento de mais de 70% nos atendimentos este ano

A Polícia Militar do Piauí, através da Patrulha Maria da Penha, realizou durante o primeiro semestre de 2023, 164 atendimentos às mulheres com medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário do estado, um aumento de 76,34% em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 93 atendimentos.

De acordo com a major Elizamar, coordenadora da patrulha, a alta foi registrada após a implantação das viaturas lilás, principal identidade do serviço. Segundo ela, as mulheres vítimas de violência se encorajaram a procurar ajuda, após a visibilidade dada com o advento dos veículos.

“A patrulha registrou um aumento considerável de demandas, tanto com o acompanhamento de medidas protetivas, como outros atendimentos. Acreditamos que esse crescimento deu-se após o recebimento das viaturas lilás, tendo em vista que elas trouxeram uma maior visibilidade aos nossos serviços. Portanto, é importante que a vítima de violência doméstica registre um boletim de ocorrência e solicite no ato a medida protetiva de urgência, pois é a partir dessa denúncia, que outras mulheres serão encorajadas a denunciar qualquer tipo de violência”, destacou.

O serviço consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas e reprimir eventuais atos de violência. Além disso, a patrulha também participou de 18 palestras educativas em instituições públicas e privadas e em 4 operações policiais e blitzen. Em junho, a Polícia Militar do Piauí promoveu uma capacitação para a corporação com o objetivo de expandir o serviço.

“A PM, através da Patrulha Maria da Penha, durante o primeiro semestre de 2023, realizou fiscalizações de medidas protetivas, palestras em instituições de ensino e ONG’s, operações e blitzen educativas em todo estado do Piauí. No mês de junho, realizamos a capacitação dos policiais militares, com o objetivo de qualificar homens e mulheres da nossa instituição, para atender os casos de violência doméstica, de forma humanizada e acolhedora”, completou a major Elizamar.

A Patrulha Maria da Penha também realizou durante os primeiros seis meses do ano, 68 atendimentos via WhatsApp, através do canal de atendimento disponibilizado, o (86) 9 9414-8857, registrando uma alta de 151,85% em relação a 2022, que contabilizou 27 atendimentos. O número também pode ser utilizado para denúncias.

Descentralização do serviço

Com a capacitação para o serviço da Patrulha Maria da Penha e o recebimento de novas viaturas, o início de sua expansão para o interior do estado teve seu pontapé na última semana, com a instalação de uma base no município de Piripiri.

“Recebemos também mais 3 viaturas lilás, o que possibilitou a expansão da Patrulha Maria da Penha, com a implantação este mês de uma base da patrulha na cidade de Piripiri, o que irá proporcionar maior segurança e proteção às mulheres em situação de violência daquela região”, disse a major Elisamar.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes,  também destacou a importância da descentralização das políticas públicas de enfrentamento à violência contra à mulher.

“Estamos conseguindo pôr em prática a descentralização desse grande serviço, dessa grande ferramenta que nós temos, que é a Patrulha Maria da Penha. Tanto nas ações preventivas de crime contra a mulher, como também repressivas. Investimos na prevenção para que evitemos o crime, mas cada vez que isso acontece temos uma estrutura já preparada, pessoal treinado, qualificado, com as ferramentas adequadas e a viatura lilás dá essa representatividade. Então, a primeira cidade do nosso comando a ser implantada é Piripiri”, finalizou o comandante.

Fonte: PMPI

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