CidadeDestaque

Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba realiza mais de 10 mil atendimentos em um mês

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, realizou mais de 10 mil atendimentos somente no mês de julho, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. A unidade de saúde é gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac).

“Estamos em processo de implementação e padronização de novos fluxos e sistemas”, explica Marcelo Veloso, diretor-geral do Heda. “Além disso, estamos treinando as equipes, reativando comissões e elaborando o procedimento operacional padrão para cada uma delas”, acrescenta o gestor.

O diretor-geral também destaca a reforma realizada no hospital, como fachada, recepção, salas, consultórios e laboratórios, assim como a modernização do parque tecnológico e a aquisição de novos equipamentos para a realização de procedimentos cirúrgicos e exames. Os investimentos são custeados pelo Tesouro Estadual e pelo Orçamento Geral da União, com a administração do Isac.

Referência em atendimento humanizado e de excelência, o Heda vive uma nova fase para os usuários do SUS de 34 municípios da planície litorânea e cocais piauienses, atendendo também a população dos estados do Ceará e Maranhão.

O Heda oferece assistência médica 24 horas, sete dias por semana, inclusive feriados. Atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico.

Além disso, possui 278 leitos de internação e observação, bem como oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, como anestesiologia, cardiologia, obstetrícia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, entre outros. Também realiza cirurgias de urgência, emergência e eletivas, exames, laboratoriais e de imagem.

Em 2022, o Heda foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que visa à redução das superlotações hospitalares, e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho: redução de 60% no tempo de passagem do paciente no pronto-socorro e redução de 50% no tempo de permanência do paciente internado, medidas que geraram redução de 47% no indicador de superlotação. A metodologia lean também é base do sistema de gestão do Isac, que já está implementando novas melhorias de processos e fluxos para garantir mais resolutividade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *