Prefeito assina termo de colaboração e comemora os 27 anos da Casa de Zabelê
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Allan Cavalcante e a Ação Social Arquidiocesana (ASA) assinaram, nessa terça-feira, 29, o termo de colaboração para a execução de ações na Casa de Zabelê, localizada na avenida Pedro Freitas, S/N.
Segundo Dr. Pessoa, é uma emoção e uma bênção cuidar dessas pessoas em vulnerabilidade. “Graças ao secretário Allan Cavalcante e a ASA, a prefeitura pode estar ao lado e colaborando para que esta casa tão bela continue assim, sentimos aqui a presença do filho amado de Deus, Jesus”, disse.
A assinatura contou com depoimentos de egressos da casa, apresentações de danças e uma exposição que conta a história dos 27 da Casa de Zabelê, que é um serviço que atende crianças e adolescentes e suas respectivas famílias, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, com o objetivo de prevenir e enfrentar as diversas violações de direitos, possibilitando ao público atendido o fortalecimento de sua autodefesa e a valorização da vida, com execução de estratégias voltadas à prevenção e enfrentamento as violações de direitos de crianças e adolescentes com uma proposta metodológica que permite uma visão global da realidade.
Segundo o secretário da Semcaspi, Alan Cavalcante, a assinatura do termo vem dar continuidade ao compromisso de fortalecimento das instituições que contribuem para o desenvolvimento da Política de Assistência Social no município.
“Estamos muito felizes em, mais uma vez, dar continuidade a essa parceria que tanto contribui para a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes”, afirma.
A coordenadora e assistente social da Casa de Zabelê, Stephanie Maria, informa que o local completa 27 anos, em 2023, sempre na luta em defesa dos direitos. “Estaremos fortalecendo a parceria com a Prefeitura de Teresina para a continuidade dos nossos serviços que abrangem as crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, oferecendo atividades artísticas de dança, oficinas temáticas que trabalham a garantia de direitos e qualificação profissional, entre outros”, disse.
Entre os compromissos da Casa de Zabelê estão: exercício do protagonismo juvenil para o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens, objetivando o alcance dos direitos sociais e resgate da cidadania; viabilizar experiências que contribuam para à construção de projetos individuais e coletivos dos beneficiários, além do desenvolvimento de sua autoestima e autonomia; envolver as famílias nas ações desenvolvidas para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
A ASA é uma organização da sociedade civil, privada, sem fins lucrativos, que desde 1956 desenvolve ações centradas nas áreas de Assistência Social e Saúde.