Bebê recém-nascido é salvo por policiais militares na zona norte de Teresina
Um bebê de apenas 15 dias de vida foi salvo por policiais do Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí na noite desta sexta-feira (20), na Avenida Boa Esperança, localizado na zona Norte de Teresina.
No momento da ação, populares estavam pedindo ajuda para salvar o recém nascido que estava engasgado. De imediato os policiais prestaram os primeiros socorros a criança, que conseguiu sobreviver graças a equipe.
Na sequência, a guarnição, composta pelo sargento Alencar, sargento Adriano e Sargento Ranilson, se deslocaram com a mãe e o bebê para o hospital do Buenos Aires, para demais procedimentos médicos.
O bebê foi salvo através da manobra de Heimlich, uma técnica utilizada em casos de engasgamento, que visa intervir o que está interrompendo a respiração e salvar a vida da pessoa.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da vítima, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.
Como agir em casos de engasgos
O engasgamento é uma situação preocupante que pode ocorrer em bebês, crianças e adultos. Nesses momentos críticos, seguir as orientações de especialistas é essencial para garantir a segurança da vítima.
Para bebês:
- Verifique a obstrução: Ao notar o engasgo, observe se há algo que esteja obstruindo a respiração e que possa ser removido com cuidado.
- Posicione o bebê de bruços: Se não for possível retirar a obstrução, coloque o bebê de bruços, com o cuidado de apoiá-lo sobre a perna.
- Realize a manobra: Com uma mão, segure o bebê, abrindo delicadamente a boca até que ela fique meio aberta. Em seguida, faça cinco compressões firmes nas costas.
Como agir em casos de engasgos
Para crianças maiores e adultos:
- Abrace a vítima por trás: No caso de crianças maiores e adultos, a abordagem é diferente. Abraçando a vítima por trás, posicione as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica.
- Realize a manobra de Heimlich: Com firmeza, puxe ambas as mãos para dentro e para cima, visando expelir o objeto ou alimento que está causando o engasgo.