Nova Maternidade realiza treinamento da brigada de incêndio neste sábado (25)
Mais de 100 profissionais da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa participam, neste sábado (25), de um treinamento para formação da turma de brigadistas da unidade de saúde. A capacitação será conduzida pelo capitão do Corpo de Bombeiros do Piauí, Antônio Linhares, com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt).
Com abordagem das disciplinas de “Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros”, o treinamento tem como objetivo qualificar a equipe para a ação em caso de emergência, além de abordar a prevenção e controle de incêndios na NMDER.
O treinamento será dividido em duas etapas. Na parte da manhã, a equipe aprenderá sobre os princípios dos incêndios, primeiros socorros para vítimas de acidentes, protocolos de segurança, entre outros temas. À tarde, os brigadistas colocarão em prática todo o conhecimento adquirido, simulando o uso correto de extintores para diferentes classificações de fogo, além de abordagens de vítimas de acidentes de forma segura, identificação e realização de procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).
“Precisamos estar preparados para proporcionar segurança aos colaboradores, pacientes e visitantes, mesmo em situações inesperadas. A brigada de incêndio, além de desempenhar um papel crucial na contenção inicial de incêndios, é fundamental para coordenar evacuações e acionar os serviços de emergência, contribuindo, assim, para um ambiente mais seguro e preparado”, destaca o superintendente executivo da Associação Reabilitar, responsável pela gestão da unidade de saúde, Aderson Luz.
O que é a Brigada de Incêndio?
A brigada de incêndio é uma equipe capacitada para controlar e combater o incêndio nos primeiros instantes. Para isso, deve conhecer bem o ambiente, estar atenta e atualizada aos procedimentos padrões relacionados à evacuação e ao combate ao incêndio. Em caso de perda de controle da situação, a brigada acionará o Corpo de Bombeiros Militar e se encarregará de orientar o público hospitalar sobre as rotas de fuga para evacuar o prédio com segurança.