Auditório da ESA-PI recebe nome de Celso Barros Coelho em homenagem a ex-presidente e Membro Vitalício da OAB-PI
O auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí recebeu, na quarta-feira (31/01), o nome de Celso Barros Coelho. O ato foi uma homenagem ao Jurista, ex-presidente e Membro Vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, que morreu aos 101 anos, em 2023.
A proposição foi realizada pela Conselheira Seccional, Advogada Conceição Carcará, que apresentou ao Conselho Pleno da OAB-PI a proposta, aprovada por unanimidade pelos pares durante a sessão.
“Nada mais justo do que seu reconhecimento perante toda advocacia piauiense. Como Conselheira Seccional e sabedora do histórico do nosso ex-presidente, não poderia deixar de requerer perante o Conselho a aprovação dessa nominada, que agregará valor honorífico a este espaço que agora ficará mais nobre”, destacou Carcará durante a aposição da placa no auditório.
A escolha da homenagem no auditório se deu devido ao trânsito de muitos Advogados e Advogadas pelo espaço. A ideia é que a história de Celso Barros Coelho possa inspirar outros profissionais.
“A proposição da Dra Conceição Carcará, quando foi alçada no Conselho, muito se discutiu que o auditório talvez não fosse o melhor ponto. Seria melhor um prédio ou a OAB? Mas, aqui, transitarão vários colegas, jovens que buscarão se espelhar naquele jovem rapaz que saiu de Pastos Bons, no Maranhão, e levou ao Brasil o Direito das Sucessões e leva hoje sua história para toda a advocacia piauiense”, destacou Thiago Carcará.
O Presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, participou da solenidade de aposição da placa e ressaltou que a homenagem do auditório com o nome de seu avô continuará iluminando o ambiente, onde Celso Barros Coelho ministrou muitas aulas de pós-graduação. “Estou muito feliz com esta homenagem. Agradeço a proposta da Conceição Carcará”, acrescentou Celso Barros Neto.