Polícia Rodoviária Federal alerta sobre golpes e dá dicas para evitar prejuízos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta semana uma lista de recomendações para evitar golpes que têm feito vítimas em todo o país. Criminosos estão utilizando notificações falsas de multas e benefícios para convencer os condutores a enviarem dinheiro.
De acordo com a PRF, a estratégia mais comum dos estelionatários é o envio de mensagens falsas por SMS ou ligações de números fakes notificando sobre prêmios, promoções, milhas ou supostas infrações cometidas pela vítima.
Também foi identificado pelo órgão de segurança a circulação de e-mails que informam sobre falsas multas e direcionam o usuário para um QR Code. No entanto, a PRF esclarece que as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas pelos Correios ou por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acessível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal.
Além do prejuízo financeiro, as vítimas também enfrentam grandes aborrecimentos ao ter que esclarecer a situação aos órgãos públicos. Por isso, a PRF orienta os condutores a ficarem atentos e seguir algumas medidas de segurança.
As infrações também são publicadas no Diário Oficial da União, sendo possível consultá-las no site oficial da PRF. Portanto, é importante que os condutores verifiquem essas fontes confiáveis antes de tomar qualquer medida em relação a supostas multas.
Para evitar cair nesses golpes, a PRF informa os seguintes cuidados:
INSTRUÇÕES DA PRF
Dicas de segurança
1. Direto na fonte: “o site oficial da PRF disponibiliza informações sobre as autuações emitidas pela corporação”.
Acesse: https://www.gov.br/prf/pt-br/servicos/multas/nada-consta e https://www.gov.br/prf/pt-br/assuntos/notificacao-por-edital
A PRF acrescenta que “o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) está disponível no APP Carteira Digital de Trânsito, que pode ser baixado gratuitamente pela loja de aplicativos do seu sistema operacional”.
2. Desconfie sempre: “uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news”.
3. Proteja-se: “mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas e diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais”.
4. Cuidado com contas falsas: “contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas, usado tanto para fins legítimos como maliciosos”.