Sinal de 5G é liberado pela Anatel para mais 21 municípios piauienses; confira a lista
A partir desta segunda-feira (18), 21 municípios piauienses poderão contar com rede 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação do sinal para as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz.
Em todo o país, com a decisão, serão 3.678 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, onde vivem aproximadamente 181,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 85% da população do Brasil.
A Anatel ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
“A decisão tomada pelo GAISPI segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (nome fantasia Siga Antenado) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas”, diz.
Segue abaixo a lista com os 21 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz:
- Acauã
- Agricolândia
- Água Branca
- Alto Longá
- Barro Duro
- Boa Hora
- Boqueirão do Piauí
- Buriti dos Lopes
- Cabeceiras do Piauí
- Cocal
- Cocal dos Alves
- Dom Inocêncio
- Lagoa do Barro do Piauí
- Lagoinha do Piauí
- Nossa Senhora de Nazaré
- Olho D’Água do Piauí
- Passagem Franca do Piauí
- Prata do Piauí
- Queimada Nova
- São Miguel da Baixa Grande
- São Pedro do Piauí