Muro de condomínio desaba durante tempestade em Teresina
Parte do muro de um condomínio situado na zona Leste de Teresina desabou durante uma tempestade registrada na noite de sexta-feira (29).
O desabamento do muro de um condomínio residencial foi registrado no bairro Vale do Gavião. Apesar do susto, não houve feridos. Moradores registraram uma parte da estrutura de concreto caída próximo às casas. Nenhum imóvel parece ter sido atingido.
O climatologista e diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, explicou que a forte chuva de ontem foi causada por um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) sobre a faixa Centro-Norte piauiense. “Uma gigantesca nuvem penetrativa que trouxe essa chuva”, relatou.
Durante a tempestade, que começou por volta das 21h, ocorreram 1.960 descargas elétricas em apenas 15 minutos na região de Teresina e municípios próximos.
Na zona Leste, onde o muro desabou, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 41,4 mm de chuva durante o temporal.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a faixa Norte e Centro-Norte do Piauí está sob alerta laranja para chuvas neste momento. O Ciclo do alerta é de 24 horas. Conforme Werton Costa, a Defesa Civil do Piauí recomenda atenção máxima em áreas de riscos e sujeitas a alagamentos.