Imepi fiscaliza produtos juninos
O setor de Pré-Medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou, nesta segunda-feira (3), em Teresina, a Operação Festas Juninas.
Durante todo o mês de junho, fiscais do órgão realizam inspeções em supermercados e demais estabelecimentos que comercializam produtos típicos em alta neste período. Por exemplo: canjica, massa de milho, mistura para bolo, coco ralado, creme de leite, doces em geral (cocada, pé de moleque, etc), milho para pipoca, entre outros.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a Operação Festas Juninas teve início na capital e será estendida para diversos municípios do interior do estado. “Nosso objetivo é defender o consumidor de possíveis fraudes e retirar de circulação produtos que não atendem às normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A perícia vai mostrar se o peso do produto corresponde ao que está indicado na embalagem”, explica a gestora.
A Operação Festas Juninas ocorre em duas fases. Na primeira etapa, fiscais recolhem os produtos coletados em estabelecimentos comerciais. Em seguida, os itens recolhidos são levados para análise quantitativa no laboratório do setor de Pré-medidos.
Após o exame, os aprovados podem ser recolhidos pelo fabricante ou doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas. Os produtos cujo peso não atendem às tolerâncias exigidas são reprovados e o fabricante e comerciante recebem um auto de infração com multas que podem chegar até R$ 1,5 milhão.
A fiscalização segue até o dia 28 de junho. Em caso de irregularidades, a população em geral pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi, por meio do WhatsApp (86) 99456-1921.