CidadeDestaque

Piauí é o primeiro estado a alcançar 20% da população com a nova Carteira de Identidade Nacional

A Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), alcança o marco de 20% da população com a nova Carteira de Identidade Nacional. Isso equivale a cerca de 650 mil piauienses que agora têm acesso ao documento, ou seja, a cada cinco piauienses, um já possui a nova documentação.

Segundo dados do Ministério da Justiça, o Piauí destaca-se como o primeiro estado do Brasil a atingir esse percentual de emissões. Entre janeiro e junho de 2024, foram emitidas 338.267 carteiras de identidade, um aumento de 86,67% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 181.215 carteiras entre janeiro e junho de 2023.

O Diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, comentou sobre este novo marco. “Este marco reflete o nosso compromisso em facilitar o acesso dos cidadãos a este documento essencial para o exercício pleno da cidadania. Nossa meta agora é que até o fim do ano cheguemos a um terço da população, e por isso o governador já autorizou a abertura de 120 novos postos que serão distribuídos entre as cidades do Piauí”, frisa Mascarenha.

Atualmente, o IIDFP possui 83 unidades de serviços digitais distribuídas por 73 municípios, garantindo que a população tenha acesso fácil e rápido à emissão da nova carteira de identidade.

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita no Piauí. Para obter o documento, os cidadãos devem apresentar os seguintes documentos obrigatórios: CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizados.