Turismo Escolar: programa fortalece educação através de visitas a atrativos turísticos do Piauí
Percorrendo de norte a sul o Piauí, o Projeto Turismo Escolar tem proporcionado experiências imersivas a diversos estudantes da rede pública estadual, por meio de passeios pedagógicos em diversos atrativos turísticos. Realizada de forma integrada entre as secretarias do Turismo (Setur) e da Educação (Seduc), a iniciativa faz parte do programa “Piauí, Aqui Tem Turismo”, e pretende beneficiar mais de 700 alunos até novembro.
Para o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, o projeto “Turismo Escolar” enriquece o currículo dos estudantes com experiências práticas e interativas. “Queremos que os alunos não apenas aprendam sobre a história, geografia e a beleza do nosso estado nos livros, mas também vivenciem isso de forma direta, ampliando seus horizontes e valorizando nossa cultura e patrimônio”, afirmou.
São Raimundo Nonato
Em seu terceiro passeio, realizado nos dias 4 e 5 de julho, o programa levou os alunos do Ceti Moderna, situado na cidade de São Raimundo Nonato, a conhecerem o Parque Nacional da Serra da Capivara. Patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco, o espaço é famoso por suas formações rochosas e pinturas rupestres.
O roteiro também incluiu visitas ao Museu do Homem Americano, onde os estudantes aprenderam sobre a história e a cultura dos primeiros habitantes das Américas. Outro atrativo que os jovens puderam conhecer foi o Museu da Natureza, que ofereceu uma visão fascinante da biodiversidade local.
“Foi um misto de emoções. Foi incrível. Uma sensação magnífica e eu creio que está sendo inesquecível, tanto para mim quanto para os meus colegas”, expressou a estudante Érica Deusdará.
Durante todo o passeio, os guias de turismo especializados acompanharam os alunos. Cada profissional ficou responsável por proporcionar explicações detalhadas e contextualizadas sobre os sítios arqueológicos e a importância da preservação do patrimônio cultural.
Próximos destinos
Após o sucesso da visita a São Raimundo Nonato, o projeto Turismo Escolar vai seguir com suas atividades para outros polos turísticos do Piauí, oferecendo aos alunos novas oportunidades de aprendizado.
Segundo a diretora de Turismo da Setur, Nayna Alves, o Governo do Estado está fortemente comprometido em proporcionar uma experiência educativa bastante rica e diversificada para alunos de todas as regiões piauienses.
“Já passamos pela capital Teresina, Piripiri e, agora, São Raimundo Nonato. Cada destino visitado representa uma aula viva sobre o Piauí e tudo que ele oferece. Queremos que cada jovem tenha a chance de conhecer seu próprio estado, desenvolver um sentimento de pertencimento e orgulho”, finalizou a diretora.