DestaqueGeral

“Investir na primeira infância é prioridade”, diz Rafael Fonteles em abertura de capacitação para gestores estaduais

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (16), da abertura do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, realizado na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A iniciativa, voltada especialmente aos gestores estaduais, visa ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância no Piauí.

Segundo o governador, a temática é uma das prioridades da atual gestão do Estado. “Queremos qualificar cada vez mais os gestores estaduais. Depois, queremos capacitar os gestores municipais. Com isso, iremos fortalecer essa colaboração para que as crianças sejam melhor assistidas desde a gestação até os seis anos de idade, se utilizando das melhores práticas, como consultas pré-natais, alfabetização na idade certa, creche em tempo integral, acolhimento familiar de crianças vítimas de violência, entre outras questões”, afirmou Rafael.

curso liderança executiva20.jpg

O gestor frisou, ainda, que investimentos em primeira infância significam a melhor relação custo-benefício existente. “Investir nesse período é investir simultaneamente em educação, saúde, segurança e qualificação profissional. Isso impacta positivamente em todos os setores e no futuro de todos”, destacou Fonteles.

curso liderança executiva16.jpg

Articulado pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Àra Educação e a Fundação Van Leer, o curso tem carga horária de 30 horas/aulas e segue até o dia 27 de setembro. 

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, destacou que a próxima edição do curso será voltada aos gestores municipais. “Eles quem executam essas políticas, então, é muito importante capacitá-los também. Junto a isso, com a capacitação dos gestores estaduais, fortalecemos essa colaboração entre os entes, que irá beneficiar diretamente a primeira infância no Piauí”, explicou a gestora. 

Isabel Fonteles.jpg

Ela pontuou, ainda, os avanços da pasta em pouco mais de um ano. “Temos a reforma e ampliação do Lar da Criança Maria João de Deus, que será inaugurado em breve; a Carretinha da Saúde, que percorre o Piauí levando consultas, exames, atendimentos odontológicos e oftalmológicos às crianças; o fortalecimento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC); investimentos em kits mobília-creche e mais vagas em creches; e estamos fazendo a regionalização do acolhimento familiar”, disse Isabel Fonteles. 

Isabel Fonteles3.jpg

Alexis Vargas, gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas, instituição realizadora do curso, destacou a sua importância e de se desenvolver políticas públicas voltadas à primeira infância.

“O nosso objetivo é trazer ao Piauí mais conhecimento e experiências sobre essas políticas, que são as ações que mais quebram ciclos de desigualdade e pobreza. Afinal, o que afeta o desenvolvimento das crianças nos seis primeiros anos de vida afeta o desenvolvimento delas para toda a vida. Então, se você cuida bem delas nesse período, a chance é maior delas crescerem mais saudáveis, produtivas, estudiosas, terem mais oportunidades e renda”, explicou o gestor.

curso liderança executiva5.jpg

Nesta primeira edição, o curso conta com 38 participantes, incluindo representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, lideranças executivas estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada e jornalistas. Representando o Governo do Estado, participam secretários e superintendentes das Secretarias de Governo (Segov), da Educação (Seduc), Saúde (Sesapi), para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Coordenadoria de Comunicação (Ccom), entre outras. 

curso liderança executiva21.jpg

A grade curricular do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância conta com discussões a respeito da ciência comportamental da primeira infância; pobreza, racismo e desigualdade; desenvolvimento infantil e bem-estar parental; orçamento público; planejamento e gestão; direitos das crianças, dentre outros temas.