PF investiga desvios de recursos do Fundeb em município do Piauí
A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (28), a Operação Karma, com o objetivo de investigar desvios de recursos do Fundeb, fundo destinado à educação, em um município do Piauí. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Floriano.
As investigações começaram após denúncias de irregularidades envolvendo servidores da educação, incluindo professores e comissionados que, apesar de receberem salários, não cumpriam a carga horária ou não realizavam qualquer trabalho.
A prática configura a existência de “funcionários fantasmas”. Além disso, foi descoberto que alguns servidores estariam devolvendo parte dos salários ao responsável por suas nomeações, caracterizando o crime de concussão.
O objetivo da operação é identificar o montante de dinheiro desviado e os possíveis envolvidos no esquema. Os acusados poderão responder judicialmente pelos crimes cometidos.
Nota da Prefeitura de Floriano
“A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer que diferente do que foi noticiado de maneira irresponsável, não foi alvo de nenhuma operação da Polícia Federal.
Em uma tentativa deliberada e leviana de macular a gestão de excelência do prefeito Antônio Reis, justamente no período eleitoral, vários veículos de comunicação do Piauí divulgaram informações inverídicas.
A informação correta é que os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Federal de Floriano e tiveram como alvo a cidade de Landri Sales.
Confiantes no compromisso com a isenção jornalística e compromisso com a divulgação verdadeira dos fatos, solicitamos a retratação desses veículos com máxima urgência cabendo, inclusive, medidas judiciais referentes à divulgação de fake news.”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Floriano
O que é o Fundeb?
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um mecanismo criado pelo governo brasileiro para financiar a educação pública básica, garantindo a distribuição mais justa de recursos entre os estados e municípios.
Criado em 2007 substituindo o Fundef, o novo fundo ampliou seu escopo para todas as etapas da educação básica, incluindo educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. O Fundeb garante que os recursos sejam aplicados no desenvolvimento da educação e na valorização dos profissionais de ensino, sendo fundamental para o financiamento de escolas públicas no Brasil.
O fundo é composto por contribuições de estados, municípios e da União, e os recursos são distribuídos de acordo com o número de alunos matriculados na rede pública. A má gestão ou desvio desses recursos afeta diretamente a qualidade do ensino e o pagamento dos profissionais da educação.