Estudantes da rede estadual de ensino conquistam título da 2ª Divisão do Brasileiro de Vôlei pela Seleção Piauiense
Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luis Guilherme Pinho Assunção Rodrigues e Matheus Ruan de Sousa Rodrigues, que integram a Seleção Piauiense Masculina Sub-16 de Vôlei, conquistaram o título de campeões do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) – 2ª Divisão. A competição disputada em Rio Branco, no Acre, reuniu atletas de todo o país entre 15 e 20 de outubro.
Aos 15 anos, o estudante Matheus Ruan estuda no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes de Olímpio de Melo – Premen Norte, foi convocado para a disputa do Brasileiro de Seleções sub-16 (CBS), pela Seleção Piauiense de Voleibol, ao se destacar pela equipe Mano Vôlei Clube.
Outro estudante da rede estadual que contribuiu para a campanha do título piauiense foi Luís Guilherme, 15 anos, que joga pela seleção piauiense como levantador/ponteiro. O jovem é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, no bairro Mocambinho, em Teresina, e se destacou no clube Mano Vôlei Clube.
“Foi um momento de muita emoção, principalmente, por nunca ter viajado para um campeonato nacional”, conta Matheus Ruan, que começou a praticar voleibol há um ano e cinco meses e joga como oposto/ponteiro na seleção.
Matheus Ruan aponta que o incentivo à prática esportiva pode render resultados positivos. “O incentivo ao esporte tem feito a diferença na escola, pois nos ajuda a sair do celular e ficarmos mais ativos”, disse o jovem que disputou os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) de 2024, em julho, pela escola Premen Norte.
A conquista com a Seleção Piauiense Masculina Sub-16 no campeonato nacional garantiu o acesso à 1ª Divisão que será disputada em 2025.
Seduc Esportiva
A prática esportiva com novas quadras poliesportivas e materiais adequados tem potencializado os talentos por meio do Programa Seduc Esportiva, que investe no esporte educacional para todas as escolas da rede estadual com a construção ou reforma de quadras poliesportivas, aquisição de materiais e equipamentos esportivos, a capacitação dos professores de Educação Física, o pagamento de bolsas para os professores/treinadores dos atletas e equipes competidoras.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou o desempenho dos alunos na competição. “Os nossos estudantes da Seduc apresentaram um resultado expressivo no Brasileiro de Vôlei e agora seguem para novos desafios. Essa é uma conquista significativa para o esporte escolar piauiense”, disse o secretário.