Cabo do Corpo de Bombeiros preso com drogas é excluído de corporação no Piauí
O cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Helton Carlos de Sousa Monteiro, de 40 anos, foi formalmente excluído da corporação. A decisão ocorre após bombeiro ter sido preso em flagrante, em setembro de 2023, transportando mais de 2 kg de substâncias ilícitas, incluindo pasta base de cocaína, na BR-230, no município de Floriano.
A decisão foi embasada por um processo no Conselho de Disciplina, que analisou a conduta de Helton Carlos e concluiu pela sua incapacidade de permanência na corporação. O Conselho considerou o cabo culpado pelas acusações e recomendou sua exclusão definitiva.
A sentença foi homologada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, José Arimatéia Rêgo, e publicada no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (24/10).
Segundo o Diário Oficial, Helton Carlos foi enquadrado em diversos artigos por infrações disciplinares de natureza grave, que incluem ofensas aos valores e deveres institucionais previstos no artigo 11 do regulamento. A condenação também considerou a prática de atos incompatíveis com a função militar estadual, bem como infrações que atentam contra a moralidade pública e a probidade administrativa, conforme o artigo 86.
Entenda o caso
Helton vinha do estado do Pernambuco, no dia 27 de setembro de 2023, e transportava consigo dois tabletes contendo cocaína, quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Floriano.
O cabo trazia seu pai quando foi abordado. As substâncias trazidas por Helton somavam cerca de dois quilos, cada tablete contendo aproximadamente um quilograma. Um dos tabletes continha o produto em pó, enquanto o outro, em forma de pasta-base.