Seduc anuncia Concurso Literário “A. Tito Filho” em comemoração ao centenário do escritor piauiense
No Centenário de nascimento do escritor Professor José de Arimathéa Tito Filho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL) e o Conselho Estadual de Cultura, lançaram o edital do Concurso Literário “A. Tito Filho”. O lançamento ocorreu no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis, nesta sexta-feira (25), como parte da programação das comemorações.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Piauí, Nelson Nery Costa, assinaram o Termo de Cooperação para execução do Concurso Literário “A. Tito Filho”.
O concurso é voltado para a produção de textos no formato de poesia, conto e crônica com tema livre, tendo público-alvo estudantes do Ensino Médio. Cada participante poderá inscrever apenas 01 (um) texto por categoria até 1º de novembro. As premiações para os textos selecionados terão os valores entre R$ 3.000,00 (três mil reais) e R$ 500,00 (quinhentos reais)
Washington Bandeira destacou que a atuação de A. Tito Filho como educador e intelectual contribuiu significativamente para o fortalecimento das letras e da cultura no Piauí.
“O Concurso Literário é uma justa homenagem para celebrar o centenário desse grande homem que fez muito pelo Piauí, tanto nas lições como Professor, Educador e nas letras como escritor. Além de homenagear A. Tito Filho, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade à obra do autor no ambiente escolar”, pontuou o Secretário.
O lançamento do concurso e da celebração da vida e obra do escritor contou com a participação de membros de sua família e da Academia Piauiense de Letras.
Na solenidade, a Presidente da Academia Piauiense de Letras, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, destacou o vasto legado do homenageado para a cultura piauiense. “Hoje é um dia muito importante pelo centenário de A. Tito Filho, que foi um dos grandes intelectuais do Piauí e produziu uma obra que vai ser imortalizada. Nossa missão na APL é exatamente produzir, divulgar e incentivar a produção literária no Estado do Piauí, como neste concurso literário”, destacou Fides Angélica.
Biografia – O Professor Arimathea Tito Filho nasceu em Barras, norte do Piauí, em 27 de outubro de 1924. Em sua trajetória, o escritor foi fundador e primeiro presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais do Estado, além de ocupar cargos como professor e diretor do Liceu Piauiense, na Secretário de Cultura e de Educação do Estado, e presidente da Academia Piauiense de Letras (APL).
Fazem parte da vasta coleção obras como Combustível e Alimento (1951), Carnavais de Teresina (1978), Memória da Cidade Verde (1975), Teresinando em Cordel (1982), Liceu Piauiense – Memória Histórica Sentimental (1989) e outros textos nos gêneros de poesia, crônica e conto.