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Nova ferrovia turística pode ligar Teresina a Salvador, conforme governador do Ceará

Uma nova obra pode facilitar o turismo entre os estados nordestinos, incluindo o Piauí. O governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), informou durante uma entrevista ao Diário do Nordeste, que está sendo discutida a construção de uma ‘transnordestina turística’, a qual ligará as regiões.

TERESINA-SALVADOR 

Segundo ele, caso seja concretizada, a ferrovia partiria da capital piauiense, Teresina, seguiria para o Delta do Parnaíba, entre o Maranhão e Piauí, e percorreria o litoral do Nordeste, até Salvador.  O governador cearense afirmou que o turismo passaria a ser trabalhado em toda região, em conjunto. 

“Então seria um baita ganho para todos, em vez de os estados estarem competindo um com o outro”, afirmou o governador.

VIABILIDADE

Durante a entrevista, ele esclareceu o que seria necessário para a obra: “Um trem só para passageiro precisa de estudo econômico para saber se tem demanda, por exemplo, para um trem mais rápido. Porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem demanda”, comenta o gestor.

Até o momento, as outras autoridades não comunicaram sobre a viabilidade do projeto. 

TRANSNORDESTINA E TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Com o objetivo de integrar a região Nordeste e estimular o desenvolvimento econômico, a ferrovia Transnordestina, que ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), está sendo construída prioritariamente para o transporte de cargas. Uma das alternativas propostas, conforme o governador, seria o uso da ferrovia para o transporte de pessoas

“Está em discussão depois de uma conversa que tivemos lá em Iguatu. A Janja [primeira-dama] estava com o presidente Lula, contou isso a Lula e ele também interessado falou com o Tufi [presidente da Transnordestina]”, disse Elmano. 

Nesta hipótese, haveria vagões específicos para passageiros. Apesar das dificuldades, como a velocidade e paradas, o gestor afirma achar possível. Com o orçamento de R$ 15 bilhões, as obras da ferrovia já estão 62% finalizadas. A previsão é que seja concluída em 2027. 

“ Tem que ver a compatibilização. O fato de ser um trem de carga tem uma grande vantagem. Se eu não me engano, são três quilômetros de vagão. Então ter um vagão ou dois de passageiros para isso, o valor disso no custo total é absolutamente diluído”, finalizou o governador. 

Com informações do Diário Nordeste.