DestaqueGeral

Eleições da OAB-PI 2024: Advocacia escolhe nova gestão para o triênio 2025/2027 neste sábado (30/11)

No próximo dia 30 de novembro, Advogados e Advogadas do Piauí terão a oportunidade de escolher a nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, para o triênio 2025/2027. As eleições ocorrerão das 10h30 às 18h30 e serão realizadas de forma presencial, utilizando urnas eletrônicas.

O processo eleitoral será realizado em Teresina, na Sede da OAB-PI, e nas 20 Subseções espalhadas pelo Estado, Água Branca, Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Uruçuí e Valença.

REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2024

A Comissão Eleitoral da OAB-PI, responsável por organizar, dirigir e supervisionar todo o processo eleitoral determinou as orientações que devem ser seguidas no dia da votação para garantir a eficiência do processo eleitoral, em conformidade com o Conselho Federal da OAB.

1 – As vias de acesso aos locais de votação a 300 metros do prédio da Seccional Piauí estarão interditadas, sendo permitido o acesso pela Advocacia nos seguintes termos:

– Será permitido a parada e o estacionamento, por candidatos e eleitores, pelo tempo máximo de 30 minutos, sendo vetada qualquer ação que configure efeito outdoor;

– Acesso limitado à Rua Governador Tibério Nunes, entre a Praça Edgar Nogueira, nas imediações do TRE-PI e a OAB-PI, bem como à Rua Acre, entre o cruzamento com a Rua Governador Tibério Nunes e o Centro de Convenções de Teresina, sendo autorizados parada e estacionamento por até 30 minutos para candidatos e eleitores;

– O acesso, parada e estacionamento na Rua Governador Tibério Nunes, entre o cruzamento com a Rua Acre e a OAB-PI, será exclusivo para idosos, pessoas com deficiência, autistas, gestantes, lactantes e pessoas com mobilidade reduzida;

– O estacionamento do Tribunal de Justiça terá entrada pela Rua Governador Tibério Nunes, cedido para a OAB-PI, exclusivamente para Comissão Eleitoral, funcionários da OAB-Pl, mesários e pessoas autorizadas pela Comissão Eleitoral, sendo permitido o acesso de até 3 veículos credenciados para cada Chapa regularmente inscrita;

– Acesso ao estacionamento do Centro de Convenções de Teresina, mediante parceria com a OAB-PI e a CAAPI, para candidatos e eleitores, em conformidade com a capacidade do local, com acesso pela Avenida Marechal Castelo Branco.

3 – As chapas registradas devem seguir normas éticas e evitar a veiculação de propagandas, seja sonora ou com materiais, dentro das proximidades da área de votação.

4 – É proibido veículos com transporte de eleitores em qualquer forma ou distribuição de comidas e bebidas alcoólicas ou não alcoólicas. Também não será permitido a venda de lanches e bebidas por ambulantes nas proximidades.

5 – Será instalado tendas de sombreamento pela OAB-PI na área do estacionamento interno e disponibilizado água para os candidatos e eleitores.

6 – Será permitida a permanência de candidatos, assessores jurídicos e fiscais das Chapas nos locais de votação e no estacionamento da sede da OAB-PI, mediante o uso do crachá de identificação fornecido pela Comissão Eleitoral, desde que não configure aglomeração ou atrapalhe o andamento do trabalho.

7 – Após o final da votação, será permitido o acesso público ao auditório da OAB Piauí para o acompanhamento da apuração.

Vale destacar que as Chapas são responsáveis pelas ações de seus candidatos e apoiadores, em caso de descumprimento das medidas acima mencionadas, estando sujeita à punições como a aplicação de multas e a cassação de registros, em caso de reincidência.

VOTAÇÃO EM TRÂNSITO

A OAB-PI informa que, em consonância com as normas eleitorais, é proibida a votação em trânsito. Assim, o Advogado ou Advogada só poderá votar na Subseção que estiver inscrito(a). A medida visa garantir a integridade do processo eleitoral, respeitando os critérios estabelecidos para a votação.

A OAB-PI destaca que a votação presencial é um compromisso com a transparência e a segurança do processo eleitoral, garantindo que o pleito seja conduzido de maneira eficiente e com a participação ativa de todos os profissionais da advocacia do Estado.

Perfil dos candidatos

RAIMUNDO JÚNIOR – CHAPA 10

Raimundo de Araújo da Silva Júnior é natural de Guadalupe e atua na Advocacia há 19 anos. Em 2001 foi aprovado no concurso para Agente de Polícia Civil do Piauí, entre 2007 e 2008 fez especialização em Direito Eleitoral e Direito Público. Em 2018 foi eleito Conselheiro Federal Suplente da OAB Piauí e Secretário adjunto da Comissão Nacional de Direito Eleitoral. É candidato a presidente da OAB Piauí.

AURELIO LOBÃO – CHAPA 20

Aurelio Lobão Lopes é natural de Teresina atua na Advocacia há mais de 21 anos. É Professor Universitário há 17 anos ministrando as disciplinas de Processo Civil e Direito Eleitoral do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Foi Procurador Geral do Município de Teresina/PI. Foi Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PI). Atua como Professor em preparatórios. É Doutorando em Direito Processual Civil na USP; Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF); Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM – RJ); Pós-graduado em Direito Processual Civil e Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB – MS). É especialista na área de Cível, Eleitoral, Direito Público, Direito Minerário e atuou como Assessor Jurídico junto à Prefeituras, Câmaras Municipais e Empresas Privadas. Atualmente é candidato a presidente da OAB Piauí.

CARLOS JÚNIOR – CHAPA 30

Carlos Augusto de Oliveira Medeiros Júnior é um Advogado e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Piauí. É natural da cidade de Esperantina. Atua na Advocacia há 11 anos. Entre 2016 e 2018, integrou a Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí. Em 2018, assumiu o cargo de vice-Presidente da Subseção de Barras, e de 2019 a 2021, foi Presidente da mesma Subseção. É membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Atualmente é candidato a presidente da OAB Piauí.