CidadeDestaque

Cooperart-Poty atrai turistas e garante renda a 39 mulheres artesãs

A Cooperativa de Artesanato do Poty (Cooperart-Poty) se destaca como um importante ponto de comercialização no Polo Cerâmico do Poty Velho, na zona norte de Teresina. O espaço é um dos locais da cidade mais procurados por turistas de diversas partes do Piauí, estados vizinhos e até de outros países, que vêm em busca de peças artesanais criativas e diversificadas, produzidas por 39 mulheres que garantem o sustento de suas famílias por meio do ofício.

Em 2024, a Cooperart-Poty foi contemplada com uma reforma dentro do projeto de ampliação e revitalização do Polo Cerâmico, que foi inaugurado em junho deste ano pelo Governo do Piauí. A renovação não só trouxe mais visibilidade ao espaço, como também inspirou as artesãs a desenvolverem peças ainda mais especiais. “Aqui, só temos motivos para comemorar. Somos 39 mulheres da zona norte de Teresina que, agora, produzem com mais inspiração. A reforma tornou o local mais visível e atraiu novos clientes”, destaca a diretora-presidente da cooperativa, Raimundinha Teixeira.

Cooperart-Poty 14.jpeg

O local também abriga um memorial que resgata a história da cerâmica do bairro Poty Velho, além de contar a trajetória de municípios piauienses, como Floriano e São João da Varjota. Um dos maiores destaques do memorial é a homenagem ao ceramista pioneiro do Polo Cerâmico, Raimundo Camburão, que se destacou na década de 1960 ao produzir potes e filtros, deixando um legado de aprendizado que impactou gerações de ceramistas. A história é complementada por uma miniatura de forno de tijolos, muito visitada por estudantes, especialmente crianças que participam de atividades de campo com escolas da região.

“Além do memorial, a Cooperart-Poty conta com toda a estrutura necessária para a produção das peças. Tudo é feito aqui, em nosso espaço. Temos fornos a lenha, a gás e elétrico, que garantem a qualidade do trabalho artesanal”, completa Raimundinha Teixeira.

Cooperart-Poty 7.jpeg

O Polo Cerâmico também tem atraído estudantes. O professor Henágio Sampaio Santos, do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) Fenelon Castelo Branco, em União, trouxe seus alunos do 1º ano do ensino médio para uma aula de campo no local. “Aqui, os alunos têm a oportunidade de vivenciar, na prática, os conteúdos estudados em sala de aula. Na Cooperart, eles ficaram encantados com a qualidade das peças e com o processo de produção”, conta o docente.

A estudante Gleicy Kelly, também de União, ficou impressionada com o que viu. “É raro encontrar lugares que combinam tanta beleza e cultura em um só lugar”, comenta a aluna. Já o agente de portaria de Timon (MA), Lucas Ferreira, declarou que o detalhe e a qualidade das peças mostram o quanto os artesãos são criativos.

Cooperart-Poty 10.jpeg

Parque Vila Poti: Mais infraestrutura para artesãos e turistas

Inaugurado em junho deste ano, o Parque Vila Poti é uma adição valiosa ao Polo Cerâmico. Com uma estrutura moderna e bem planejada, o parque beneficia os artesãos da região e oferece aos turistas e piauienses um espaço agradável, com opções de lazer e gastronomia. O ambiente atrativo também tem impulsionado o movimento turístico e o fluxo de visitantes, contribuindo para o aumento das vendas e para o fortalecimento da cultura local.