Escola da zona sudeste de Teresina recebe investimento de R$ 2,7 milhões e ganha centro de treinamento de boxe
O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, inauguraram, nesta segunda-feira (9), a reforma, ampliação e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dr. Fontes Ibiapina, localizado no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina. A obra, que recebeu um investimento de R$ 2,7 milhões, torna a escola a primeira da rede estadual do Piauí a contar com um centro de treinamento dedicado ao boxe.
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância das ações da Secretaria da Educação (Seduc) na transformação da infraestrutura das escolas estaduais, com o objetivo de atender às demandas da educação de tempo integral. “Atualmente, temos mais de 300 obras em andamento, desde pequenos reparos até grandes intervenções. A nossa rede de ensino conta com mais de 600 unidades, das quais 510 são escolas de ensino médio. A Seduc se tornou também uma secretaria de obras, com ações simultâneas em todos os 224 municípios do estado”, afirmou Rafael Fonteles.
Washington Bandeira reforçou que os investimentos na educação seguem a diretriz do governador, que é transformar a educação do Piauí na melhor do país. “Estamos entregando mais uma escola completamente reformada, ampliada e modernizada, com ensino profissionalizante, inteligência artificial, empreendedorismo, mais esporte e cultura, e uma infraestrutura de qualidade. Tudo isso com o objetivo de oferecer aos nossos estudantes a melhor educação do Nordeste, e em breve, a melhor do Brasil”, destacou o secretário.
A diretora do Ceti, Betty Sousa, contou que a reforma foi muito aguardada pelos alunos e professores. “Eles estavam ansiosos por essa mudança. Nossos professores estão mais motivados com os novos laboratórios, e desde o último domingo, a equipe tem se dedicado a um trabalho impressionante para preparar tudo. Só temos a agradecer ao nosso governador pela linda escola que estamos recebendo. Além disso, vamos proporcionar um ensino técnico de excelência”, enfatizou a gestora.
Para o estudante João Gabriel, a reforma traz benefícios tanto para os estudos quanto para o lazer. “Com a nova estrutura, vamos poder estudar com mais qualidade e também aproveitar áreas de lazer, como a mesa de pingue-pongue e a quadra de futebol. Além disso, temos agora um laboratório de química que vai ajudar no desenvolvimento de várias habilidades”, disse o aluno.
Boxe é destaque no Ceti Dr. Fontes Ibiapina
Um dos maiores destaques da reforma é a criação de um centro de treinamento de boxe. O professor Rodrigo Gurgel, responsável pelas aulas desse esporte na escola, explicou que as atividades são realizadas duas vezes por semana e visam ao desenvolvimento físico e mental dos alunos. “Além do aspecto técnico do boxe, trabalhamos habilidades como força, resistência, agilidade e concentração. Nosso objetivo é formar cidadãos completos. Este é o primeiro centro dedicado ao boxe no estado e, em breve, esperamos expandir essa iniciativa para outras escolas”, afirmou o treinador.
Gurgel também destacou que o boxe funciona como uma ferramenta para combater o bullying, melhorar a disciplina, e reduzir a ansiedade e o estresse, fatores que impactam, diretamente, à saúde mental dos estudantes.