DestaqueGeral

Tecnologia e inovação reforçam ações do Pacto pelas Crianças do Piauí

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles e o secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macêdo, se reuniram, nessa quinta-feira (12). O objetivo foi discutir estratégias inovadoras para ampliar o impacto do programa voltado ao desenvolvimento integral na primeira infância.

Durante o encontro, foram debatidas novas formas de integrar tecnologias de inteligência artificial ao planejamento e execução das ações do pacto. Segundo André Macêdo, a proposta é utilizar ferramentas tecnológicas para otimizar processos e oferecer maior agilidade no acompanhamento e avaliação dos resultados das políticas públicas.

Pacto Crianças 1.jpg

“A ideia é a gente utilizar as ferramentas de inteligência artificial para otimizar e acelerar os trabalhos do Pacto pelas Crianças do Piauí,  com acompanhamentos mais efetivos de relatórios, planejamentos de atividades e reuniões. Como é uma área transversal do governo, há a necessidade de consolidar dados de vários setores, e a inteligência artificial será fundamental para apoiar a orquestração dessas informações”, destacou o secretário.

A reunião também abordou os avanços já alcançados pelo programa, como a maior cobertura vacinal do Brasil, envolvendo crianças de zero a seis anos. 

Pacto Crianças 3.jpg

Para Isabel Fonteles, o uso de tecnologias inovadoras complementa o esforço do governo em atingir metas ainda mais ambiciosas.

“O Piauí já tem a maior cobertura vacinal de todos os estados do Brasil, mas nós não estamos satisfeitos, porque a meta é chegar a 100%, além de outros serviços, como os oferecidos pela Carretinha da Saúde”, ressaltou a coordenadora do pacto.

Pacto Crianças 4.jpg

Com o apoio da tecnologia, o programa visa ainda mais eficiência no acompanhamento de dados relacionados à saúde, educação e assistência social, promovendo ações que impactam diretamente as crianças e suas famílias.