Aumenta a procura no Posto de Atendimento Social no Terminal Rodoviário Lucídio Portela
Com a chegada das festas de fim de ano (Natal e Ano Novo) houve um aumento no fluxo de passageiros no Posto de Atendimento Social vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), localizado no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, Zona Sul de Teresina. O principal objetivo do serviço é contribuir para que as pessoas que procuram o local tenham seus benefícios e direitos assegurados conforme a lei.
Implantado em março de 2004, o Posto de Atendimento Social é um serviço socioassistencial cujas principais demandas são: garantia de acesso ao passe livre interestadual da pessoal idosa; orientações sobre os passes livres intermunicipal e municipal da pessoa idosa, orientações sobre o passes livres da pessoa com deficiência; informações sobre o ID jovem e atendimento a migrantes e pessoas em situação de rua, além de orientações sobre serviços e benefícios socioassistenciais.
Ana Costa, assistente social e responsável pelo Posto de Atendimento Social, explicou que um dos motivos que levaram ao aumento de passageiros em procurarem o Posto de Atendimento Social é o fato de estar expirando o prazo de validade dos passes de gratuidade. “As pessoas achavam que as carteiras não tinham prazo de validade, até porque os idosos precisam passar no CRAS para atualizarem seus dados no Cadastro Único. Acredito que hoje as informações sobre esse benefício são repassadas em grande escala e permitem que os idosos se apropriem das informações e busquem seus direitos”, acrescentou Ana Costa.
Ainda de acordo com a assistente social, as gratuidades possuem algumas determinações. “O benefício estabelece que sejam duas vagas de 100% nos ônibus convencionais e o restante do ônibus 50%. Caso os ônibus não sejam convencionais, essa regra não valerá”, esclareceu Ana Costa.
A aposentada Maria das Dores Sousa, que buscou o Posto de Atendimento para solicitar uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, se emocionou ao falar da alegria de conseguir o benefício. “Estou sem condições financeiras neste momento para viajar, então estou aqui para buscar esse atendimento, tenho uma audiência em Janeiro para resolver uma questão judicial e, graças a Deus, consegui esse benefício para resolver esse problema”, comemorou a aposentada.
Para adquirir o passe livre, os idosos deverão ter 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos. Vale destacar que, muitas vezes, não é necessário ir ao CRAS, o Centro de Referência da Assistência Social, basta levar um comprovante de renda atualizado e o RG. Se o idoso tiver dificuldade em atualizar o comprovante de renda, neste caso, ele precisa ir ao CRAS.
Caso não esteja com o comprovante de renda atualizado ou sua carteirinha esteja vencida, ou nem possua a carteirinha, o idoso deverá se dirigir ao Posto de Atendimento Social para receber uma declaração provisória e orientações de como poderá ter acesso ao benefício da gratuidade em empresas de transporte terrestre.