Prefeito Silvio Mendes anuncia convocação de professores e planeja melhorias na educação
Em coletiva realizada no Palácio da Cidade, o Prefeito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou a convocação de 300 professores aprovados no último concurso público da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Além disso, o gestor confirmou que também haverá a convocação de aprovados no concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com os detalhes de cargos e quantidades a serem revelados na próxima semana.
O concurso previa a oferta de 611 vagas para professores, sendo 262 destinadas ao cargo de professor de primeiro ciclo e 349 para o segundo ciclo. A iniciativa busca atender às necessidades crescentes da educação na capital piauiense, principalmente nas creches e no ensino fundamental.
Prioridade para Creches e Ensino Fundamental
Durante a coletiva, Silvio Mendes destacou a agilidade da equipe da SEMEC em identificar as principais demandas do setor.
“A equipe da SEMEC trabalhou rapidamente levantando as necessidades de vagas nas creches, na pré-escola, no ensino fundamental. A Prefeitura de Teresina está convocando mais de 300 professores a partir de agora, para poder aumentar o acesso às crianças, principalmente nas creches. Teresina tem menos da metade das crianças que precisam de creche atendidas, seja pelo setor privado, seja pelo público. É um desafio imenso para a equipe da SEMEC e para a prefeitura garantir que todos tenham direito à educação. Vamos trabalhar para retomar a qualidade do ensino fundamental e voltar ao topo dos índices educacionais no Brasil”, afirmou.
Detalhamento das Convocações
O Secretário de Educação, Ismael Silva, detalhou o processo de alocação dos novos professores e explicou a prioridade dada ao edital do magistério.
“Foram três concursos, e nesse primeiro momento estamos priorizando o edital do magistério, que já está homologado e concluído. Estamos convocando todos os aprovados na polivalência para dar atenção especial à educação infantil. Também teremos professores para outras disciplinas, principalmente português e matemática, áreas em que identificamos deficiências nos últimos anos. Os demais editais serão acompanhados dentro do prazo de validade do certame, com um cronograma responsável e respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, concluiu.
A medida reflete o compromisso da gestão municipal em melhorar a infraestrutura educacional e proporcionar um ensino de qualidade, com foco na formação de base e no atendimento às demandas mais urgentes da população.